23.2 C
Americana
segunda-feira, 31 março 2025

Prefeitura e Barco Escola celebram Dia Mundial da Água com atividades na Praia dos Namorados

Leia Também

Atividades contaram com distribuição de mudas de espécies arbóreas e sementes, material educativo, entre outras ações

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Associação Barco Escola da Natureza realizaram uma série de ações no sábado (22), em alusão ao Dia Mundial da Água, na região da Orla da Praia dos Namorados. As atividades contaram com distribuição de mudas de espécies arbóreas e sementes, material educativo, exposição do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas, oficina, plantio e visita à Represa Salto Grande.

“Reunimos diversos parceiros para a realização de ações em prol do meio ambiente, atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, com uma programação especial para a população. Agradecemos a todos os participantes e colaboradores do projeto, fundamental para promovermos no município a educação ambiental”, afirmou a diretora de educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke.

O evento contou com a oficina de educação ambiental “Cílios da Natureza: Protegendo a Represa Salto Grande”, abordando a importância da água para o bem-estar humano e para a manutenção do planeta. Os participantes puderam observar uma gota de água no microscópio e receberam orientações sobre a reutilização de materiais, como garrafas PET, em atividade ministrada por Laerte Reche, por meio do “Projeto vassoura ecológica na educação ambiental”.

A importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade também esteve em pauta. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o meliponário da abelha Jataí. Ainda foi plantada uma muda de Ipê-branco, árvore símbolo do município de Americana. Encerrando as atividades, foi realizada uma visita no Barco Escola à Represa Salto Grande, promovendo a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos.

“Precisamos agir o quanto antes para minimizar os efeitos da degradação ambiental. A conscientização é um passo essencial para proteger nossos recursos naturais”, disse João Carlos Pinto, idealizador e presidente da Associação Barco Escola da Natureza.

Leia também

Leia Também