O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Guarda Municipal de Americana (Gama) completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira (4). Criado para substituir o antigo Centro de Controle e Operações, o CSI recebeu investimento de R$ 2,4 milhões e tornou-se referência em tecnologia aplicada à segurança pública, com uma das ferramentas de videomonitoramento mais modernas do país.
Os resultados do investimento já podem ser observados nos dados medidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado: nos primeiros cinco meses de 2025, o número de roubos de veículos caiu 36% em comparação com o mesmo período do ano anterior no município. Os furtos de veículos também apresentaram redução, de 20,2%.
Atualmente, o CSI realiza o monitoramento da cidade com mais de 343 câmeras em prédios públicos, praças e vias, além de 135 câmeras inteligentes (OCR) instaladas em todas as entradas e saídas de Americana. Em 12 meses, o sistema contribuiu para a recuperação de 110 veículos com queixa de furto ou roubo e para a prisão de 110 procurados pela Justiça.
“Todas as entradas e saídas da cidade estão vigiadas, com as câmeras captando imagens e colhendo informações como características dos veículos e horários em que entraram e saíram da cidade. O sistema recebe, ainda, as solicitações dos moradores por meio do número de emergência 153 e WhatsApp (19) 3461-8631. Ou seja, um trabalho de atendimento e monitoramento em tempo real, 24 horas por dia”, enfatiza o prefeito Chico Sardelli.
“Nosso centro de monitoramento conta com o que há de mais moderno e relevante para a realização do trabalho. A cidade de Americana passou a ser referência no que tange à Muralha Digital e Centro de Segurança e Inteligência e quem ganha é a população com uma cidade certamente mais segura”, afirma o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.
O sistema de última geração despertou o interesse de municípios como Petrolina (PE), Guaxupé (MG) e Macaé (RJ), que enviaram representantes para conhecer a estrutura neste período. A unidade também recebeu uma comitiva da Califórnia (EUA).