28.6 C
Americana
domingo, 18 janeiro 2026

Guardas municipais participam de Estágio de Qualificação Profissional 2022

Leia Também

Nos últimos dias, os patrulheiros receberam instruções sobre abordagens no trânsito

A Guarda Municipal de Americana iniciou, no final de fevereiro, o “Estágio de Qualificação Profissional” (EQP). Nos últimos dias, os patrulheiros receberam instruções sobre abordagens no trânsito.

O curso teve carga horária de quatro horas para cada grupo com cerca de 15 patrulheiros por turno, totalizando 249 GCMs com instruções de introdução teórica e prática, que contaram com operações de trânsito, colocando em prática o que foi apresentado em sala de aula.

“A Gama tem como princípio a atualização e capacitação de seu efetivo para melhor atender a população”, destacou o diretor comandante, Marco Aurélio da Silva.

A atividade de identificação veicular permitiu aos GCM’s terem maior familiaridade com os aplicativos SENATRAN, VIO e DETRAN-SP que permitem consulta em tempo real sobre dados veiculares e pessoais dos abordados, permitindo leitura de QR Code de emplacamentos padrão Mercosul, assim como CNH e documento do veículo. Foi abordado, ainda, o uso de aparelho Raster para visualização do número de chassi inserido no sistema eletrônico do automóvel.

Os guardas tiveram treinamento sobre a melhor forma de interdição total ou parcial da via, assim como a forma de realizar os balizamentos (slalom), técnica essa que reduz a velocidade dos veículos a serem fiscalizados. No quesito Técnicas de Abordagem, todos foram instruídos sobre o posicionamento em uma fiscalização, a forma de tratar o condutor, assim como se posicionar na ação de parada dos veículos.

Por fim, o tópico Acidente de Trânsito englobou as ocorrências com e sem vítimas, além de elevar o conhecimento de normas internas. No total, o EQP 2022 superou a quantidade de 60 horas de instrução, levando atualização e maior conhecimento a toda a tropa, algo inédito em se tratando de operação de trânsito.

O Estágio de Qualificação Profissional é feito anualmente pela corporação e conta com diversos temas, como armamento e tiro, técnicas e procedimentos operacionais, legislação ambiental, legislação de trânsito, direito penal, direito constitucional, noções sobre direitos humanos, defesa pessoal policial, sendo pré-requisito para a manutenção do porte de armas dos GCMs.

Leia também

Leia Também