Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região do Parque Gramado, celebra seu primeiro aniversário de inauguração nesta quinta-feira (3) com 79.559 atendimentos realizados. Desde a abertura, a UPA tem desempenhado um papel crucial na assistência médica, oferecendo serviços de urgência e emergência para a população 24 horas por dia.
“A UPA Dona Rosa representa uma importante conquista da população em uma grande região da cidade, um empreendimento que possibilitou o acesso mais rápido ao atendimento médico e melhorar a vida de milhares de pessoas, com a disponibilidade de atendimento 24 horas mais perto de casa”, destaca o prefeito Chico Sardelli.
Durante o primeiro ano, a unidade realizou 14.784 exames de raio-X e 48.381 exames laboratoriais, otimizando o processo de diagnóstico e permitindo uma resposta mais rápida a situações críticas. Além disso, foram executados 200.946 procedimentos de enfermagem, evidenciando o comprometimento da equipe de saúde com a qualidade do atendimento.
“A implantação da UPA Dona Rosa representou um avanço estratégico na descentralização do atendimento de urgência e emergência em Americana. Em apenas um ano, conseguimos reorganizar o fluxo de pacientes, reduzindo significativamente a sobrecarga no Hospital Municipal e garantindo um acolhimento mais ágil e eficiente à população. É um serviço que já demonstra resultados concretos e reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais acessível e resolutiva”, avalia o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A UPA Dona Rosa destaca-se não apenas pela eficiência nos atendimentos, mas também pelo foco na humanização dos serviços. Com uma estrutura adequada e uma equipe capacitada, a unidade busca proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para todos os pacientes.
“A saúde deve ser um direito acessível e de qualidade para todos. Este primeiro ano é apenas o começo de uma trajetória que visa continuamente atender às necessidades da população”, declara a coordenadora da UPA, Roberta Tamaro, enfatizando a importância do trabalho em equipe e do acolhimento.
A presidente do Grupo Chavantes, Dra. Letícia Bellotto Turim, reforça que os resultados expressivos são reflexos do trabalho em equipe. “Acreditamos que cada paciente é único e merece um atendimento que leve em conta suas necessidades e sentimentos. Nossa equipe está totalmente dedicada a oferecer um cuidado não apenas técnico, mas também acolhedor e humanizado. Estamos aqui para garantir que todos se sintam seguros e bem tratados, e os resultados que alcançamos até agora são a prova do empenho de todos que fazem parte dessa missão.”
A UPA Dona Rosa é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana