O objetivo foi ter acesso aos projetos relacionados ao uso de tecnologia que podem ser adaptados e implementados no município
A equipe da Secretaria de Educação de Americana esteve nesta sexta-feira (19) conhecendo as experiências do Núcleo de Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à Educação – a Escola do Futuro (EF) da USP (Universidade de São Paulo).
O objetivo foi ter acesso aos projetos relacionados ao uso de tecnologia, plataformas e abordagens pedagógicas, que podem ser adaptados e implementados no município.
A visita foi realizada pelo secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, que estava acompanhado pela secretária adjunta da pasta, Evelene Ponce Medina, e pela diretora municipal de Tecnologia Educacional, Alessandra Pereira. Eles foram recebidos pelo responsável da área de Inovação e Tecnologia Educacional da USP, Roberto Garcia.
De acordo com Ghizini, o prefeito Chico Sardelli tem incentivado que a Secretaria de Educação busque soluções na área de tecnologia, uma vez que investimentos nesse sentido são fundamentais para o desenvolvimento de Americana e melhorias na Rede Municipal, tanto para a qualidade do ensino, quanto para os profissionais da Educação e alunos.
“Foi uma visita muito interessante e proveitosa, pois fomos muito bem recebidos e tivemos acesso às pesquisas da Escola do Futuro. Tratamos de inovação não só no sentido de tecnologia, mas também de propostas didáticas modernas e integradas a este conceito”, afirmou o secretário. “Várias sugestões foram apresentadas, além de casos de sucesso em outros municípios. Tudo isso será discutido juntamente com a Rede Municipal para adaptarmos ao nosso perfil e necessidades. Sem dúvida, teremos novos projetos aqui que serão aproveitados não apenas agora, mas para os próximos anos”, destacou Ghizini.
Escola do Futuro
A Escola do Futuro inaugurou suas atividades em 1989, sob a coordenação científica do professor titular Fredric M. Litto, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. A atual gestão privilegia o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a sociedade do conhecimento e seus impactos nas áreas da Comunicação, Educação e Informação para iluminar os novos contornos da “sociedade em rede”. Mais informações em: www.futuro.usp.br.