Atividades começaram nesta terça-feira (3) e vão até sexta (6), nas instalações do Sesi
Americana recebe esta semana o Curso de Capacitação Técnica Paralímpica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo do Estado de São Paulo, que conta com apoio da Prefeitura. As aulas são voltadas a professores de Educação Física da rede pública, privada, de entidades e clubes, estudantes de Educação Física do último ano de graduação e educadores que trabalham com práticas esportivas. As atividades começaram nesta terça-feira (3) e vão até sexta (6), nas instalações do Sesi (Serviço Social da Indústria).
A solenidade de abertura da capacitação aconteceu nesta terça e contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Americana, Samira Catarina Martim Lucena, da coordenadora e da assessora técnica de Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza da Silva e Samira Pessoa, dos Professores Especialistas em Currículo (PEC) de Educação Física e Educação Especial da Diretoria de Ensino Região de Americana, Marlon Antonio Melo de Araújo e Mônica Deltreggia Trinca, e do coordenador de Qualidade de Vida do Sesi Americana, Maurício Paiva.
“Essa capacitação representa um avanço significativo para a inclusão no esporte em nossa cidade. Ao capacitar os profissionais para atuar com modalidades paralímpicas, estamos promovendo não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também a valorização das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso de Americana com a inclusão e a igualdade de oportunidades. O nosso conselho está engajado em apoiar essa causa e incentivar a participação ativa de todos os envolvidos”, comentou a presidente do CMDPD, Samira Lucena.
O programa tem como objetivo fomentar e incentivar o esporte paralímpico em todo o Estado de São Paulo, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais. As aulas práticas do curso contam com aplicação de conceitos e técnicas e desenvolvimento de fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades individuais e coletivas.
Na terça, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas de atletismo e badminton, enquanto nesta quarta-feira as atividades foram voltadas ao halterofilismo e à natação. Até o fim da semana, a capacitação ainda vai abordar outras quatro modalidades: futebol de cegos e judô, na quinta, e voleibol sentado e tênis de mesa, na sexta.
O Curso de Capacitação Técnica Paralímpica é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e conta com apoio da Diretoria de Ensino Região de Americana e da Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Esportes e de Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O projeto foi criado em 2021 e já passou por mais de 70 cidades no estado de São Paulo, capacitando mais de 10 mil pessoas.