Nesta fase, as equipes estão realizando a interligação da descarga do reservatório
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana iniciou nesta quarta-feira (26) uma nova etapa das obras do Centro de Reservação do Parque Gramado (CR-16). Nesta fase, as equipes estão realizando a interligação da descarga do reservatório, com a implantação de 30 metros de tubulação em PVC de 300 milímetros.
Essa intervenção é necessária para o funcionamento pleno do sistema e antecede o próximo serviço programado: a instalação do registro de divisão de patamar. Esse equipamento fará a separação do abastecimento dos bairros entre os dois reservatórios da região: do São Roque, que seguirá por enquanto abastecendo a parte baixa, e do Parque Gramado, que vai abastecer nesta primeira fase o bairro Parque Gramado e parte do Parque da Liberdade. A previsão é que essa etapa seja concluída até sexta-feira (28).
O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, acompanhou o início dos trabalhos na manhã de ontem. “Seguimos avançando em etapas decisivas para colocar o CR-16 em operação. Cada fase concluída nos aproxima de um sistema mais robusto, preparado para atender com mais estabilidade toda a região do Parque Gramado. Esse é um trabalho técnico importante, feito com planejamento e dedicação das equipes”, afirmou Fábio.
O CR-16, que terá capacidade para armazenar 2,1 milhões de litros de água, integra o conjunto de investimentos estruturantes realizados pelo DAE para fortalecer o abastecimento de Americana. O novo reservatório segue o mesmo padrão dos centros de reservação implantados nos bairros Jardim Ipiranga (CR-5), Cidade Jardim (CR-6) e Vila Santa Catarina (CR-3).