Núcleo já presta atendimento a este público, e agora ganha uma área exclusiva para esta modalidade de assistência
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, avança com a construção do Espaço TEA, dedicado ao atendimento exclusivo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, localizado no Núcleo de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Nesta semana, teve início a instalação de revestimento nas paredes e, em outra frente de trabalho, placas de gesso (drywall) e forro continuam sendo instalados. Também já foram executados trabalhos de limpeza, adequação de paredes e instalação da rede elétrica.
O Núcleo já presta atendimento a este público, e agora ganha uma área exclusiva para esta modalidade de assistência. O investimento, de R$ 321.110,13, é feito com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).
Com a nova instalação, o Núcleo de Especialidades vai poder integrar profissionais de saúde e familiares, com o objetivo de oferecer um atendimento que aborde as múltiplas dimensões do desenvolvimento de indivíduos com TEA.
“As crianças com autismo terão um espaço exclusivo, com atendimento especializado, que será um diferencial no município para esse tipo de assistência. Porque nós temos um compromisso com o atendimento humanizado para as crianças de Americana”, diz a diretora da Unidade de Atenção Especializada e Urgência e Emergência, Ana Rubia.
O novo espaço tem 265 m² e vai contar com sala de espera, três salas de atendimento e dois banheiros. Nesse ambiente, serão realizados diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com TEA, com infraestrutura e recursos adaptados para o atendimento de necessidades específicas.
A sala de espera será constituída de ambiente sensorial, com iluminação especial e execução de música em volume diferenciado.
A nova ala de atendimento vai suprir o atendimento especializado até que o município conclua a construção do Centro de Referência do Autismo, no Parque Novo Mundo.