23.2 C
Americana
sexta-feira, 4 abril 2025

Banco de Sangue do HM de Americana terá plantão no dia 12 de abril

Leia Também

Iniciativa visa aumentar os estoques de sangue que ficam abaixo do nível ideal durante períodos de feriados

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realizará um plantão no dia 12 de abril (sábado), das 7h às 11h. A iniciativa visa aumentar os estoques de sangue que tradicionalmente ficam abaixo do nível ideal durante os períodos de feriados prolongados, como os que ocorrerão neste mês (Sexta-Feira Santa, dia 18, e Tiradentes, 21) e em maio (Dia do Trabalhador, 1º).

“Já estamos nos preparando para garantir o nosso estoque, especialmente para atendimentos de emergência. Por isso, convocamos a população para essa ação especial”, diz a responsável pelo Banco de Sangue do HM, Dra. Fernanda Andrade Loureiro Orsi.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (com autorização para menores de 18), que pesem mais de 50kg e estejam em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento oficial com foto e estar alimentado – evitando apenas alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

“Contamos especialmente com a ajuda de quem tem tipo O negativo, nosso doador universal, mas todas as doações são bem-vindas”, reforçou a Dra. Fernanda. A previsão é atender cerca de 50 pessoas durante o plantão do dia 12.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. Não é necessário agendamento para realizar a doação.

Critérios para a doação:

  • Não estar em jejum
  • Estar bem de saúde
  • Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação
  • Não fumar duas horas antes
  • Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve comparecer acompanhado do responsável legal)
  • Entre 50 e 69 anos, desde que já seja doador
  • Permanecer de repouso no mínimo seis horas na noite anterior da doação

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Leia também

Leia Também