Atividade faz parte das comemorações dos 148 anos da cidade
O prefeito de Americana Chico Sardelli entregou, nesta quinta-feira (24), novos armamentos para a Guarda Municipal. Ao todo, são 120 pistolas, modelo G45, calibre 9mm, fabricadas pela empresa austríaca Glock. Cada arma vem acompanhada de quatro carregadores, com capacidade para 17 cartuchos cada. A entrega das armas faz parte das comemorações dos 148 anos da cidade “Americana voltou a sorrir”.
A cerimônia foi realizada na sede da corporação, com a presença do vice Odir Demarchi; do comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva; do coordenador de Planejamento da Gama, Wendeo Santos; do presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi; dos vereadores Lucas Leoncine e Pastor Miguel Pires; e do delegado da Delegacia de Defesa da Mulher de Americana, José Donizete de Melo.
O prefeito Chico Sardelli lembrou das lutas que empreendeu no decorrer de sua carreira política como deputado estadual, federal e agora à frente da Prefeitura para fortalecer as guardas municipais. “É com muito orgulho que invisto na modernização dos armamentos, que trarão mais segurança para o guarda municipal e para a população. Vocês, patrulheiros, fazem a diferença na luta contra a criminalidade”, afirmou.
Chico lembrou ainda dos excelentes indicadores que Americana vem conquistando como, por exemplo, a 7ª cidade mais segura do País e a 35ª em competitividade entre as 410 maiores do Brasil.
O investimento nas armas foi de R$ 350 mil, fruto de uma emenda parlamentar do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Capitão Guilherme Derrite, no período em que atuou como deputado federal. O pedido foi intermediado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi. A tramitação documental foi realizada pela Secretaria de Gestão de Convênios.
“O resultado está aí, com mais equipamentos e mais segurança para os guardas enfrentarem a bandidagem”, falou o vice Odir.
Por vídeo, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Capitão Derrite, se mostrou satisfeito em colaborar com “os valorosos guardas municipais, com novos armamentos que vão proteger a população”.
Os patrulheiros já estão treinados para atuar com as Glocks, que passarão a ser usadas no policiamento ostensivo imediatamente.
“Agradeço à equipe da Gama que está empenhada em melhorar a corporação. Adquirimos fuzis, aposentamos os revólveres 38 e, agora, aumentamos o calibre das pistolas. Americana está cada vez mais segura”, comemorou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.
“Estou muito feliz em participar dessa conquista, que vai trazer mais segurança e tranquilidade para os agentes da Gama e para a população. Eu, como cidadão, me sinto seguro com o trabalho desempenhado pelos nossos guardas”, disse o coordenador de Planejamento da Gama, Wendeo Santos.
O presidente da Câmara, Thiago Brochi, lembrou que a corporação está melhor agora devido ao trabalho do prefeito Chico Sardelli no passado, quando foi deputado. “São 80 anos de história, de dedicação e trabalho para que tenhamos uma cidade segura, a 7ª mais segura do Brasil. A Guarda Municipal é temida pelos bandidos e admirada pela população”.
O ex-prefeito e atual superintendente do Ameriprev, Erich Hetzl Junior, destacou que a Gama realiza um trabalho primoroso e é orgulho da população americanense. “O trabalho da corporação também é reconhecido por várias cidades do interior do estado e também de outros estados da federação”.
O delegado da Delegacia de Defesa da Mulher de Americana, José Donizete de Melo, apontou que sempre manteve uma relação de proximidade com a Guarda Municipal e elogiou o trabalho realizado no combate à violência doméstica por meio do IDMAS (Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais).
Também participaram da entrega o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão e o presidente da Fusame, Fábio Beretta Rossi.