21.6 C
Americana
quinta-feira, 17 abril 2025

Ministra Damares Alves visita Americana

Leia Também

A responsável pelo Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos esteve em entidades do município nesta segunda-feira

 

Americana recebeu na tarde desta segunda-feira (13) a ministra da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ela foi recebida pelo prefeito Chico Sardelli e visitou duas instituições do município, Coasseje (Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus) e Benaiah, e discutiu a implantação da Casa da Mulher Brasileira para o município.

No encontro, discutiu-se a vinda de recursos federais para a área de enfrentamento da violência contra a mulher, e no atendimento para crianças e adolescentes.

Além da ministra, o evento contou ainda com a presença dos deputados federais Paulo Freire e Carla Zambelli e da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar. Entre as autoridades regionais, estiveram os prefeitos de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan; e de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho. Junto com Chico, ainda estiveram presentes o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi; a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes; o presidente da Câmara, Thiago Martins; e o vereador Marcos Caetano.

Também participaram o juiz do Tribunal de Justiça da Comarca de Americana, Dr. Wendell Lopes Souza; a delegada de Defesa da Mulher, Regina Castilho Cunha e a promotora da Infância e Juventude de Americana, Renata Calazans Nasraui.

Durante as visitas, o prefeito Chico Sardelli destacou o trabalho feito na Coasseje e o trabalho desenvolvido no município por meio do Projeto Família Acolhedora. “Cada vez mais a gente vai ganhando experiência e se sensibilizando para as coisas da vida. Saber que tem gente que precisa muito mais que nós então, parabéns a vocês que lutam. Ficou marcado em minha cabeça o projeto Família Acolhedora e vamos fazer todo o possível para incentivá-lo”, disse Chico.

Ainda na Coasseje, a ministra comentou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “A gente sai daqui muito feliz, parabéns pelo trabalho da Coasseje. Essa não é a realidade do Brasil, um abrigo tão bonito, tão organizado com profissionais e amor. Parabéns prefeito pelo apoio que vocês estão dando a instituição, que mais abrigos como esse possam surgir no Brasil”, disse Damares.

Apoios
A secretária de Assistência Social aproveitou o encontro para buscar apoio para diversos projetos no município. Um deles é o interesse de instalação da Casa da Mulher Brasileira, equipamento federal voltado para oferecer atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

“Tanto o deputado Paulo Freire quanto a deputada Carla Zambelli se comprometeram a nos apoiar para trazermos a Casa da Mulher Brasileira, e a ministra recebeu muito bem essa proposta. Além disso, iniciamos as tratativas para que o deputado faça o intermédio para que o ministério nos apoie com R$ 150 mil voltados a espaços e equipamentos para enfrentamento da violência contra a mulher; e mais R$ 100 mil para custeio do Centro de atendimento integrado para Crianças e Adolescentes vítimas de violência”, reforçou Juliani.

Leia também

Leia Também