Ao todo serão oferecidas 240 consultas, voltadas para quem está com exame de PSA alterado
A Secretaria de Saúde de Americana iniciou nesta segunda-feira (7) a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Um mutirão de consultas urológicas foi anunciado e vai acontecer no sábado, 26 de novembro, no Núcleo de Especialidades.
Ao todo serão oferecidas 240 consultas, voltadas para quem está com exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) alterado, bem como aos pacientes que realizarem o exame nas unidades básicas de saúde nas próximas semanas cujo resultado apresentar alteração. Eles serão convocados a comparecer no Núcleo de Especialidades pelo setor de regulação da Secretaria.
A campanha Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado, em 2011. De lá para cá, a cada mês de novembro o tema é destacado em todo o país pelos diversos serviços de saúde, sejam da rede pública ou privada.
De acordo com um levantamento feito nos anos de 2018 e 2019, pelo Ministério da Saúde, foi constatado que 42 homens morreram diariamente em decorrência do câncer de próstata naquele período. Ainda segundo o estudo, aproximadamente 3 milhões de indivíduos convivem atualmente com o câncer de próstata.
“É preciso destacar que a prevenção não se resume apenas ao mês de novembro, mas deve ser feita durante o ano todo. A campanha é uma forma de chamar a atenção dos homens sobre a doença, que é muito comum na medida em que a idade avança. Por isso é preciso estar sempre alerta”, comentou o secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira.
Roda de conversa sobre o tema
Nesta segunda-feira (7) os funcionários que atuam na sede da Secretaria de Saúde foram recepcionados com um café da manhã e uma palestra sobre o tema, ministrada por alunos do último semestre do curso de Enfermagem da FAM (Faculdade de Americana) sob a supervisão da enfermeira Patrícia Pierrette, professora da instituição e também funcionária da Secretaria.
Durante todo o mês de novembro as unidades básicas de saúde irão intensificar os pedidos de exames (PSA) para homens com idade entre 50 e 75 anos. Se o exame acusar alguma alteração importante, o paciente será encaminhado ao urologista, durante o mutirão, para uma avaliação específica e exames complementares, caso necessário.
As unidades também estão decorando seus ambientes, utilizando a cor azul para destacar a campanha e, assim, chamar a atenção dos homens sobre a necessidade de realizar o exame preventivo.