Secretaria de Meio Ambiente distribuiu folhetos e material educativo alusivos à questão da água
A abertura da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento de Água e Esgoto (DAE), contou com a participação de, aproximadamente, 200 atletas do Abadá Capoeira, no sábado (18), no Centro de Cultura e Lazer (CCL).
Na ocasião, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente distribuíram folhetos e material educativo alusivos à questão da água e distribuíram mudas de árvores, como resedá, oiti, quaresmeira e ipê-branco. Além disso, houve a exposição de cartazes com mensagens sobre preservação, sempre lembrando o slogan da Semana da Água deste ano, que é “Meio ambiente equilibrado e água: direito de todos, economizar é nosso dever!”.
Durante a atividade, foram comemorados os 10 anos do grupo feminino de capoeira, com apresentação de diversas modalidades de artes marciais, como capoeira, kung fu, tai chi chuan, entre outras. Houve, ainda, um aulão de capoeira comandado pela instrutora Piauí, com participação das graduadas Beleza, 21, Corujinha, Coxinha, Pitanga e Açaí, sob supervisão do mestre Pernilongo.
A participação das mulheres na abertura tem um significado especial, uma vez que a Semana da Água está priorizando minorias neste ano, com atividades direcionadas a mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Estudos recentes indicam que os impactos das mudanças climáticas atingem mais severamente as mulheres. Relatórios da ONU indicam que essa maior vulnerabilidade deve-se a fatores sociais, econômicos e culturais.
“É cada vez mais importante discutir o tema da água, focando na necessidade de se preservar tão importante recurso natural. E neste ano, as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente durante essa semana são direcionadas também às minorias e às mulheres”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.