28.9 C
Americana
terça-feira, 29 outubro 2024

CCZ castra 114 animais no primeiro dia de mutirão

Leia Também

Ações serão concluídas nesta quinta-feira (9)

A Prefeitura de Americana, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), deu início nesta quarta-feira, dia 8, à última etapa do mutirão de castração animal deste ano, realizado na sede do órgão, na região da Praia Azul. Foram esterilizadas, por método cirúrgico, 70 cadelas e 44 gatas, totalizando 114 animais. As ações serão concluídas nesta quinta-feira (9).

O procedimento gratuito é feito em fêmeas com idades entre quatro meses e oito anos. Durante a castração, elas também são microchipadas.

Ao longo deste ano a Prefeitura realizou cinco mutirões nos meses de abril, maio, julho, outubro e novembro. As ações totalizaram, até agora, 1.016 animais castrados, sendo 537 cadelas e 479 gatas.

A ação é realizada por meio de recurso estadual, fruto de duas emendas parlamentares, sendo uma do ex-deputado estadual e atual deputado federal Bruno Ganem, no valor de R$ 249.916,16, e outra no valor de R$ 70 mil, do ex-deputado federal Vanderlei Macris, por intermédio de trabalho em conjunto dos vereadores Lucas Leoncine, Fernando da Farmácia e Vagner Malheiros, além dos suplentes Renan de Ângelo e Renato Martins.

As castrações também são realizadas nas ações de rotina do CCZ. Para castrar o animal, é preciso que os tutores façam o agendamento com antecedência, pelos telefones (19) 3467-1187 e (19) 3467-2344.

“A castração é um ato de conscientização sobre crias indesejadas, fazendo com que se estabeleça no município um controle da população animal. Mas não é somente um benefício em relação à procriação indiscriminada, mas a castração também evita a transmissão de muitas doenças entre os pets”, esclarece a médica veterinária responsável pelo CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Av. Heitor Siqueira, nº 1.520 – Jardim da Mata (região da Praia Azul).

Leia também

Leia Também