Horário é além do permitido na fase amarela do Plano SP, mas comitê da prefeitura e entidades de classe do município garantem decisão
Os lojistas de Americana tiveram uma boa notícia na quarta-feira (2). Depois de amargarem dias difíceis por conta da pandemia, comércio de rua vai poder funcionar das 9h às 21h no município, de segunda a sexta-feira, no período considerado de maior pico de vendas: dezembro. O horário estendido para 12 horas contraria as determinações da fase amarela do Plano SP, que prevê o atendimento presencial restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas.
Segundo o coordenador da Distrital Centro da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), José Camacho, a decisão foi tomada em reunião realizada na Prefeitura de Americana, durante encontro do comitê formado por Poder Público, autoridades de saúde e entidades de classe do município, que discute assuntos relacionados à pandemia da Covid-19.
Apesar do horário estendido, Camacho garante que os comerciantes devem manter as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, como limite do número de clientes por loja, distanciamento mínimo de 1,5 metro, uso de máscara obrigatório para clientes e funcionários e fornecimento de álcool em gel. Confira na tabela abaixo o horário de funcionamento do comércio em Americana.
Valorização da vida
Apesar dos novos casos de Covid-19 que voltaram a tomar os noticiários no país, e que fizeram o estado regredir à fase amarela, a expectativa da ACIA é positiva com relação às vendas neste fim de ano.
O presidente Wagner Armbruster avalia que todo o período de pandemia gerou reflexões e valorização da vida. “Acreditamos que, por ocasião do Natal, as pessoas estarão mais sensíveis e emocionalmente envolvidas com o espírito natalino o que, possivelmente, gerará um consumo diferenciado”, comentou. “Idealizamos que o consumidor desejará saldar seus amigos e familiares com presentes”, completou Armbruster.
Ainda de acordo com o presidente, a previsão é que seja um fim de ano atípico, se comparado aos anos anteriores. “Mas igualmente festivo e com positividade de faturamento. Na verdade, estamos vivendo um tempo histórico a ser celebrado com muita intensidade”, finalizou.
Com a autorização do horário estendido, o calendário de abertura do comércio em dezembro fica mantido:
Sábados (5, 12 e 19/12) – das 9h às 18h
Domingos (13 e 20/12) – das 9h às 15h
De segunda a sexta-feira (de 7 a 23/12) – das 9h às 21h
Quinta-feira (24/12) – das 9h às 17h
Sábado (26/12) – horário normal das 9h às 15h
Quinta-feira (31/12) – das 9h às 13h
Sábado (2/1/2021) – horário normal das 9h às 15h