Estrutura segue os mesmos padrões dos tanques já entregues em outros bairros
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou, nesta quarta-feira (21), a montagem do tanque do novo Centro de Reservação de Água do Parque Gramado (CR-16), na área atrás da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.
As equipes começaram a encaixar as placas de aço vitrificado para formar os anéis que serão a “parede” do reservatório, com cerca de 10,5 metros de altura. A estrutura segue os mesmos padrões dos já entregues no Jardim Ipiranga (CR-5) e Cidade Jardim (CR-6), o da Vila Santa Catarina (CR-3), em fase final de obras, e o do São Vito (CR-1), que entrará na fase de montagem da cobertura. A capacidade de reservação é de 2,1 milhões de litros de água cada.
“Após a montagem das placas, a próxima etapa será a instalação da cobertura do tanque. Tudo está correndo dentro do esperado. Estamos investindo para termos um abastecimento de água mais eficiente e seguro em Americana”, destaca o superintendente do DAE, Marcos Eduardo Morelli.
Anteriormente, foram realizadas no Parque Gramado a perfuração e a concretagem das estacas, o nivelamento do terreno, a montagem das ferragens e a concretagem da base de sustentação do tanque.
Além do próprio Parque Gramado, a estrutura vai atender uma população de mais de 30 mil pessoas no São Jerônimo, Jardim da Paz, Jardim Dona Rosa, Mário Covas, Parque da Liberdade e Jardim da Balsa. Atualmente, esses moradores são atendidos pelo reservatório do São Roque.
Com a construção no Parque Gramado, também haverá uma subadutora (SA-16) interligada a partir do Centro de Reservação do São Roque (CR-8).
Os investimentos nos reservatórios do São Vito e do Parque Gramado totalizam R$ 8.459.000,01, com recursos próprios do DAE.