Nesta semana, vereadores eleitos já iniciaram preparação para o mandato
Seis vereadores eleitos já se mostram dispostos a disputarem à presidência da Câmara de Americana para o próximo biênio 2021-2022. A eleição da Mesa Diretora ocorre no dia 1º de janeiro, logo após o ato de posse, programada para ocorrer no Teatro Municipal “Lulu Benencase”.
Um dos interessados no cargo é o atual presidente, Luiz Carlos Cezaretto, o Luiz da Rodaben (Cidadania). Reeleito, ele pode disputar a presidência porque o regimento interno proíbe apenas a reeleição dentro de uma mesma legislatura.
Outros dispostos a concorrer na disputa são os vereadores Thiago Martins e Léo da Padaria, ambos do PV, partido do prefeito eleito Chico Sardelli; Thiago Brochi (PSDB ); Gualter Amado (Republicanos) e Nathália Camargo (Avante).
Enquanto lutam para garantir o apoio de seus pares, os parlamentares novatos já começaram a preparação para o mandato. Na terça-feira (8), a Câmara realizou uma reunião preparatória com os vereadores eleitos para a 18ª Legislatura, de 2021 a 2024. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre a estrutura administrativa do legislativo e funcionamento dos departamentos e dadas orientações gerais sobre os procedimentos necessários para o início do mandato.
Os eleitos receberam também cópias do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município, as duas principais leis que regem a atividade legislativa. De acordo com a secretária geral da Câmara, Juliana Nandin de Camargo Secco, a reunião é o primeiro ato oficial para que os eleitos tomem posse.
“A reunião preparatória é um momento importante especialmente para os vereadores eleitos para o primeiro mandato, para que passem a conhecer de maneira mais aprofundada o funcionamento do Legislativo e se preparem para serem empossados”, comentou.