25.6 C
Americana
quarta-feira, 16 abril 2025

Setembro Verde: palestra aborda inclusão da pessoa com deficiência

Leia Também

Encontro será no próximo dia 20, das 8h30 às 12h, na sede da secretaria

Como parte da programação da campanha Setembro Verde, mês da Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e parceiros, irá promover a palestra “Avanços da Inclusão da Pessoa com Deficiência”.

O encontro será no próximo dia 20, das 8h30 às 12h, na sede da secretaria – Rua Purus, nº 31, bairro São Roque – com a participação de diversos profissionais especialistas da rede de atendimento à pessoa com deficiência do município. As inscrições estão abertas por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6q3ym1X0pgy7RA38-wTrlX7ysC7c8dpvNoPY5PCqXb3lkYg/viewform.

O tema será abordado pelos seguintes profissionais: Dr. André Vitor de Freitas, 6º Promotor de Justiça de Americana; Mônica Deltreggia Trinca, Professora Especialista em Educação Especial; Graciete Pereira da Silva, Diretora de Unidade de Educação Básica; Julio Cesar da Silva, Coordenador do CPC – Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual; Simone Gobo Bezerra, Psicóloga; e Mariéllen Villas Boas, do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Em alusão ao Setembro Verde, diversas atividades serão promovidas visando fortalecer as ações, a luta e os direitos da pessoa com deficiência.

No dia 23, das 14h às 16h, será proferida pela Dra. Bárbara Luzardia a palestra “Direitos das pessoas com deficiência e epilepsia: uma abordagem prática”, na APAE – Rua Abrahim Abraham, nº 97, Residencial Nardini. O apoio é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Americana.

No dia 24, das 8h às 12h, haverá uma ação teatral sobre a “Conscientização dos motoristas em relação ao respeito das placas de sinalização e respeito ao semáforo sonoro”, no CPC – Avenida Bandeirantes, 2.660, Centro.

Até o final do mês também serão realizadas campanhas digitais nas redes sociais para o engajamento na luta pela inclusão, acessibilidade, emprego e respeito às pessoas com deficiência, entre outras ações.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no Brasil desde 1982. Em 2005, foi formalizado por meio da lei nº 11.133. A cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação dos direitos da pessoa com deficiência.

Leia também

Leia Também