Atividade foi realizada na terça-feira (14), na Casa da Agricultura
A Conferência Municipal de Meio Ambiente reuniu 170 participantes na noite de terça-feira (14), na Casa da Agricultura, para a discussão do tema “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”. No evento, foram aprovadas 10 propostas e eleitos 17 delegados que representarão Americana na 5ª Conferência Estadual, entre os dias 3 e 14 de março, em São Paulo.
“Parabéns a cada um de vocês pela dedicação em prol do meio ambiente, uma pauta tão necessária e que temos cuidado tanto. Americana recebeu o primeiro lugar no prêmio Município Verde Azul graças ao trabalho de todos que acreditam que precisamos cuidar da nossa causa comum. O trabalho vai render bons frutos e nossa cidade vai continuar avançando cada vez mais na área ambiental”, disse o prefeito Chico Sardelli.
A Conferência, promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, junto do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), discutiu o tema central a partir de cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica e Governança; e Educação Ambiental.
Os temas foram apresentados nas oficinas preparatórias, que antecederam a Conferência, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos participantes e apresentar os vídeos introdutórios.
No evento, foi promovida a palestra “Americana no Clima: estratégias e conscientização para um futuro sustentável”, com as participações de Andrea Borges, representando o Consórcio PCJ, do biólogo Thiago Pietrobon e do secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira
“Todas as propostas aprovadas e também as que foram discutidas na Conferência serão consideradas e encaminhadas para a implementação do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima, que foi construído junto ao Programa Cidades Resilientes. Os municípios têm um papel fundamental nesse processo para enfrentamento dos desafios da emergência climática, traçando diretrizes para consolidar ações efetivas em busca da redução dos danos causados ao meio ambiente”, reforçou Fábio.
O secretário de Meio Ambiente também chamou a atenção para a recuperação de matas ciliares, nascentes, coleta seletiva, projetos educativos, entre outros trabalhos. “O prefeito Chico Sardelli é um grande incentivador da Conferência e de todo o trabalho em prol do meio ambiente. Temos ótimos projetos e um trabalho de referência na cidade, que busca atuar na recomposição de matas ciliares, proteção às nascentes, ações educativas em todas as escolas, coleta seletiva e uma série de atividades em parceria com diversos segmentos da sociedade. Pensando nas mudanças climáticas, também estamos estudando uma minuta de legislação específica para a agricultura urbana, com incentivos aos agricultores que tenham em suas hortas itens de sustentabilidade e proporcionem economia dos recursos naturais”, apontou Fábio.
O promotor de Justiça Sérgio Claro Buonamici ressaltou a importância da discussão do tema com a participação da população e de autoridades, visando o enfrentamento da emergência climática. “Em nome do Ministério Público, da promotoria de Meio Ambiente, digo que é essencial a discussão de tema de tamanha importância com a participação da sociedade civil. O meio ambiente é o assunto mais importante da nossa vida pública. Nenhum tipo de medida surtirá efeito sem essa participação, que irá garantir para as futuras gerações um mundo melhor”, disse Buonamici.
O presidente do Comdema, João Marco Alves de Oliveira, ressaltou o número expressivo de participantes da Conferência para o debate do tema. “É uma felicidade ver tanta gente presente. Precisamos exatamente desta participação para tratar deste importante assunto, que envolve o meio ambiente, com propostas relevantes discutidas em nosso município”, disse João.
A diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke, destacou os projetos educativos já desenvolvidos na cidade e a implantação de um Plano Municipal de Educação Ambiental. “A realização da Conferência foi um marco na história de Americana com uma participação de pessoas realmente engajadas em promover melhorias para o meio ambiente e para a população. Tivemos ótimas propostas e sugestões que serão analisadas e juntamente com as atividades já desenvolvidas poderão compor e integrar o Plano Municipal de Educação Ambiental”, afirmou Kátia.