Metodologia visa promover a disciplina através da consciência e responsabilidade de todos
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, deu início à implantação do Programa 5S na unidade nesta terça-feira (4), a partir de uma reunião com os colaboradores. Trata-se de uma metodologia que visa promover a disciplina através da consciência e responsabilidade de todos, tornando o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.
“Com a implementação da metodologia 5S, nós estamos focando na melhoria da qualidade da assistência, na redução de desperdícios e na otimização dos processos de trabalho. Isso garante mais eficiência e agilidade no atendimento, além de oferecer mais conforto e segurança aos pacientes”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O programa 5S recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as etapas da ferramenta: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina).
“Estamos iniciando a implantação desta importante metodologia de organização e limpeza. A união dos colaboradores será essencial e fará toda a diferença em nosso dia a dia. Em breve, já veremos os resultados destas mudanças dentro do hospital municipal”, disse o diretor da organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) em Americana, Ruy Santos.
A implantação do programa faz parte do planejamento da metodologia Lean (lean manufacturing), que está sendo implementada no HM e tem como filosofia a melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, “lean”, em português, quer dizer “enxuto”.
O projeto “Lean nas Emergências” é coordenado por consultores do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, com a participação de colaboradores do HM com o objetivo de melhorar o fluxo hospitalar e os processos. O programa do Ministério da Saúde, viabilizado pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) teve início em outubro de 2024 e prosseguirá até agosto deste ano.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pela SCMC, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.