Equipamentos foram distribuídos nesta semana
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu 80 novas poltronas reclináveis para hidratação venosa de pacientes atendidos na rede municipal. Os equipamentos foram distribuídos nesta semana entre as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o PA (Pronto Atendimento) do bairro Antônio Zanaga.
Além de garantir mais conforto durante a permanência nas unidades, a medida reforça a estrutura de atendimento de moradores com dengue diante da situação de emergência em saúde pública decretada pela Prefeitura. O município contabiliza 5.460 casos positivos e 18 óbitos relacionados à doença neste ano, confirmados até esta quarta-feira (9).
“Essa é uma medida emergencial, mas também estruturante. Além de dar mais dignidade aos pacientes, estamos organizando a rede para absorver a demanda crescente com qualidade e agilidade. A hidratação adequada pode evitar complicações, por isso estamos atuando de forma preventiva e estratégica”, afirma o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O valor empregado para a aquisição das poltronas foi de R$ 110.960,00. Para isso, foi utilizada parte de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada ao município pelo deputado estadual Dirceu Dalben, sob intermédio do vereador Marcos Caetano.
“Equipar as UBSs com esses recursos é muito importante, porque são elas que estão acolhendo primeiramente os pacientes. Com o apoio dessas poltronas, os nossos profissionais poderão agir de forma mais ágil, acolher melhor o paciente e iniciar o tratamento com segurança”, destaca a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
“Estamos empreendendo todos os esforços para garantir que ninguém fique sem atendimento adequado. A dengue exige respostas rápidas, e estamos preparados para agir com eficiência e humanização em todas as áreas da assistência”, ressalta a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Ana Rubia.
A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue. A população deve eliminar criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, e utilizar medidas de proteção individual, como repelentes e telas em janelas.
Onde buscar atendimento
Casos leves: pessoas com sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Sintomas persistentes ou fatores de risco: pessoas com dificuldade de alimentação, hidratação inadequada, febre persistente, idosos, gestantes e crianças menores de dois anos devem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Zanaga, São José ou Dona Rosa.
Casos graves: pacientes com sinais de alerta, como sangramentos, hipotensão persistente, vômito constante e presença de comorbidades, devem ser encaminhados imediatamente ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.