Atividade também marca a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018
O Juca Jazz, evento organizado por Juarez Godoy Arte e Cultura, chega em 2025 ao seu nono ano consecutivo e, em parceria com a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, celebra o Dia Internacional do Jazz com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana e apresentação do Corda Coral “Maestrina Marília Andrade”, entre outros artistas. O espetáculo acontece quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase, com entrada gratuita.
O evento também marca a celebração do Dia Municipal do Jazz, criado oficialmente em 2018. As portas do teatro serão abertas às 19h e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do espaço, localizado à Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol, e pelo site www.ingressodigital.com. Haverá arrecadação de alimentos para destinação ao Fundo Social de Solidariedade de Americana.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana será regida pelo maestro Ricardo Calderoni, com grandes solistas convidados: Mariana Pires (soprano) vinda diretamente da Itália, Arthur Raimundo (tenor), Ulisses Rocha (violão), Rodrigo Duarte (voz e violão), Tomaz Vital (piano), Fernando Baeta (guitarra), Daniel Moreira (contrabaixo) e Alexandre Cunha (bateria).
A abertura do espetáculo, que tem direção artística do maestro da Orquestra Municipal, Álvaro Peterlevitz, ficará por conta do Corda Coral, sob a regência de Ana Paula Rotger. Desde 19h, o DJ Viny Blanco recepciona o público tocando discos de vinil. Os participantes vão acompanhar interpretações de obras de Leonard Bernstein, Egberto Gismonti, Djavan, Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fernando Brant, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros.
“O jazz é travessia, é ponte entre tempos que une, reúne e promove encontros de alma através da música. É coragem de sentir, criar e seguir, viagem viva, sempre em movimento. Pelo nono ano consecutivo, temos a honra de integrar este evento global que envolve mais de 190 países, levando ao mundo a força da nossa música através de talentos que emocionam e inspiram”, diz Juarez Godoy, idealizador e diretor do Juca Jazz.
“O jazz representa a união da força criativa de uma comunidade mundial, tenho realizado concertos ecléticos que trazem sempre algo novo. Regi concertos na Sala São Paulo, no Carnegie Hall e na Europa com virtuoses como Micha Haran (Filarmônica de Israel) e será uma honra estrear em Americana o Concerto para Violão e Orquestra de Ulisses Rocha, e minha obra orquestral com a solista internacional Mariana Pires ao lado de obras de Bernstein e Jobim”, destaca Ricardo Calderoni, maestro convidado.
“A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi apoia este tradicional espetáculo em homenagem ao jazz por meio das participações da Orquestra Sinfônica Municipal e do Corda Coral ‘Maestrina Marília Andrade’, vinculados à Secretaria de Cultura e Turismo. Com esta reunião de talentos, será com certeza um grande espetáculo”, reforça Vinicius Ghizini, secretário de Cultura e Turismo de Americana.
SERVIÇO
Juca Jazz – Dia Internacional e Municipal do Jazz
Orquestra Sinfônica de Americana, maestro Ricardo Calderoni e Solistas consagrados
Data: Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Horário: 20h (abertura do teatro: 19h)
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol
Entrada: Gratuita (doação voluntária de 1kg de alimento)
Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressodigital.com