Maio Laranja é uma ação em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilizou diferentes regiões de Americana nesta terça-feira (6). As ações são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e têm como objetivo alertar a população sobre os riscos da violência sexual e as formas de prevenção e denúncia.
“Estamos intensificando as ações de combate à violência sexual infantojuvenil no mês de maio, com o propósito de divulgar as campanhas ‘Maio Laranja’ e ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’. O tema será abordado em todas as regiões da cidade para levar as informações e orientações para toda a população e combater este tipo de crime”, reforça a secretária Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Nesta terça, as atividades aconteceram nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em conjunto com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos bairros São Jerônimo (Projeto Caminho – Diaconia São Judas Tadeu), Monte Verde (Cruzada das Senhoras Católicas) e Vila Mathiensen (Serviço Social Presbiteriano de Americana – SESPA).
Também foram realizadas reuniões com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Comissão Organizadora das Ações do 18 de Maio, na Escola Estadual “Professora Maura Arruda Guidolin”, no Campo Limpo, e na Faculdade Anhanguera.
A campanha Maio Laranja é realizada em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A data foi instituída em memória do “Caso Araceli”, ocorrido em 1973.
A programação segue até o dia 30 de maio e conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Programa Trabalho Legal, do Programa Americana pela Primeira Infância, do Conselho Tutelar e de outros apoiadores.