23.6 C
Americana
quinta-feira, 15 maio 2025

Giovanna Viola e Modo Sertão: conheça os artistas que se apresentam no “Americana, Café & Viola”

Leia Também

Primeira edição acontece na Praça José Rampazzo, no Jardim São Paulo, das 8h às 12h

O evento itinerante “Americana, Café & Viola”, promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, estreia neste domingo (18), com entrada solidária e café gratuito, trazendo o melhor da moda de viola para diferentes pontos da cidade. A primeira edição acontece na Praça José Rampazzo, no Jardim São Paulo, das 8h às 12h.

O evento proporciona uma manhã especial de resgate da cultura caipira. A edição tem patrocínio ouro do Delta Supermercados, por meio do programa Conexão Cultura. O público vai curtir o melhor da música sertaneja raiz enquanto aprecia um delicioso café.

“Estamos ansiosos pelo resgate da cultura caipira presente no Americana, Café & Viola. O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi estão empenhados e a secretaria não mediu esforços para que o evento agrade as famílias de nossa cidade”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

A entrada é solidária, com a doação de 1 pacote de lenço umedecido, para destinação ao Fundo Social de Solidariedade. Artesãs da Feira Ameriart estarão presentes com opções de artesanato para o público.

Saiba mais sobre os artistas

Giovanna Viola: desde pequena, Giovanna era inseparável dos avós, acompanhando-os em todas as viagens e criando laços que moldariam seu futuro. Em uma dessas jornadas, no município de Lavras (MG), onde a família se reunia, se encantou com o som das violas em uma roda de música. Influenciada pelo avô, Seu Antônio, Giovanna descobriu ali sua paixão. Ganhou um violão e, pouco depois, uma viola e, incentivada por ele, ingressou em uma escola de música.

Aos poucos, Giovanna foi se encontrando no universo da música sertaneja de raiz. Formou uma dupla com uma jovem violeira, parceria que durou um ano e meio. Quando os caminhos se separaram, ela seguiu dedicando-se às aulas.

Adotou o nome artístico “Giovanna Viola” e se apresenta carregando não apenas o som do instrumento mas sua tradição familiar, lapidada por anos de estudo, levando a cultura sertaneja a novos públicos.

Modo Sertão: o projeto Modo Sertão nasceu do desejo dos amigos de adolescência Fernando, Eder e Adevilson trabalharem juntos. Movidos pela vontade de reviver os bons tempos, eles escolheram focar no sertanejo clássico dos anos 80, 90 e 2000, uma época marcada por grandes sucessos e memórias especiais que atravessam gerações.

Inspirados por nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó, entre tantos outros ícones, o trio acredita que mantém viva uma das bandeiras mais importantes da música popular brasileira: o sertanejo raiz.

Na primeira voz está Fernando, músico profissional desde 1999, que também toca guitarra e violão. Também é responsável pela produção, escolha de repertórios e materiais audiovisuais. Na segunda voz e comandando o contrabaixo e a viola, está Adevilson Carlos Ferreira, o Mineiro, com mais de 30 anos de carreira. Ao longo de sua trajetória, passou por grandes bandas e atuou ao lado de artistas como Adriana Farias, Mariangela Zan e a dupla Chico Amado e Xodó. Completando o trio, Eder Eichembergue assume a bateria, trazendo sua versatilidade adquirida em mais de 15 anos de carreira musical.

Leia também

Leia Também