27 C
Americana
quarta-feira, 21 maio 2025

Praça Vó Palmira recebe o Circuito SESC de Artes 2025 neste domingo

Leia Também

Serão seis atrações abertas ao público e destinadas a todos os públicos, até 20h

O Circuito Sesc de Artes 2025 chega a Americana neste domingo (25), com uma programação cultural intensa e gratuita na Praça Vó Palmira (Rua São Teodoro, nº 200 – Jardim Nossa Senhora do Carmo), a partir das 15h. Serão seis atrações abertas ao público e destinadas a todos os públicos, até 20h.

A diversidade cultural dará o tom das apresentações e, em Americana, as atividades reúnem uma seleção especial nas áreas de artes visuais, cinema, música, literatura, dança e circo, com destaque para a presença de artistas da região.

“O Circuito Sesc de Artes é reconhecido pela curadoria de qualidade e trará para Americana apresentações de altíssimo nível para entreter e emocionar públicos de todas as idades. Toda a população está convidada a participar e se encantar com as apresentações”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

O evento é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e de sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo. O evento convida as pessoas a circularem pelas ruas, praças e parques do município, compartilhando experiências e vivenciando o encontro com a arte e a cultura.

Confira as atrações confirmadas:

Música
DJ Naômi (Piracicaba)
Nesse set-performance, o convite feito é para trazer todas e todos a experimentar e celebrar a (r)existência de pessoas negras cantando e contando a complexidade de ser quem se é.

Artes Visuais e Tecnologias
Chaveiros Pixel Art (Registro)
Crie chaveiros inspirados na pixel art, uma linguagem visual de games e computadores, baseada na unidade visual e simplicidade dos pixels. Serão ofertados gabaritos de modelos prontos para que o participante possa montar seu chaveiro de forma artesanal e levar para casa.

Cinema
Rotas Afro XR: Patrimônio Negro e Tecnologia VR (Piracicaba)
O público será convidado a explorar importantes lugares e personalidades negras do interior paulista por meio de tecnologias de realidade virtual e aumentada. O acervo Rotas Afro XR inclui visitas virtuais à Igreja do Rosário de Campinas, ao Clube Treze de Maio com o Batuque de Umbigada. À Casa do Hip Hop de Piracicaba e ao Quilombo Corumbataí. Através da realidade aumentada, os participantes poderão acessar histórias de figuras marcantes, como Laudelina de Campos Melo, Madrinha Eunice, João de Camargo e Antônio Rebouças. Uma experiência que conecta tecnologia, memória e ancestralidade.

Literatura
Histórias Pretinhas
Cia. Caruru (São Paulo)
Com histórias de personagens e autores negros, “Histórias Pretinhas” partilham narrativas onde o encantamento e a descoberta se misturam com a identificação, ampliação de olhares e desvendares de nosso povo. Um espaço afetivo e aconchegante entre livros, tecidos, esteiras e cestarias para ler e imaginar.

Dança
Requebrando
Cia Diladim (SP)
Requebrando se propõe a construir um ambiente que convida as pessoas para um “baile” diferenciado. Um oceano sonoro que estabelece sua musicalidade passeando por ambiente e ritmos distintos. Requebrar a partir de cada vivência, singular de corpos femininos periféricos e suas linguagens afro diaspóricas

Circo
Fabuloso Acrotejo Musical
Cia Naniko’s Circus (São Paulo)
Um cortejo acrobático composto por artistas e músicos que desfilam juntos realizando performances de acrobacia de solo, malabarismo, equilibrismo, pirâmides humanas ao som de marchinhas de carnaval e música brasileira. O intuito do “Acrotejo” é trazer alegria ao público unindo o carnaval a virtuosidade do circo.

Leia também

Leia Também