15 C
Americana
sábado, 5 julho 2025

Americana inicia formação de mais 101 estudantes em ferramentas do Google for Education

Leia Também

Programa prepara os estudantes para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar

A Prefeitura de Americana lança, na próxima quarta-feira (25), a quarta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google para os estudantes da rede municipal de ensino, em cerimônia para os jovens e seus familiares no Centro de Cultura e Lazer (CCL). Nesta edição, integram a formação 101 estudantes dos 8º anos de cinco escolas: CAIC Professor Sylvino Chinelatto e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, Prof. Milton Santos e Paulo Freire.

O programa prepara os estudantes para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar, sendo reconhecidos como “alunos tutores”. A iniciativa é parte do projeto de transformação digital implementado em 2021 pela rede municipal de Educação de Americana, em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education.

Após o curso, os “alunos tutores” estão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias individualmente como para auxiliar professores e membros da comunidade escolar, tornando-se multiplicadores e facilitadores do uso dos recursos Google for Education.

“O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi são entusiastas do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, que capacita os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e assumirem papel de protagonismo no desenvolvimento da cultura de inovação nas escolas”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O formato do curso é à distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), onde os participantes aprendem sobre as principais ferramentas do Google e ainda recebem preparação em assuntos de cidadania digital. Em outra etapa da formação acontecem os encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual, totalizando 57 horas de formação.

Além da condução das atividades pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, a iniciativa prevê a participação de um “mediador” – um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os estudantes na trilha formativa.

Já na fase final do programa, acontece a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar um professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado, é necessário que o estudante comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.

O evento de lançamento, a partir das 19h, contará com a apresentação da proposta e das etapas do programa, além de um panorama geral sobre tecnologias educacionais e a importância de fomentar as competências digitais dos estudantes. Gestores e demais educadores da rede municipal de Educação também estão convidados.

Na edição anterior do Aluno Tutor no município, em 2024, outros 103 estudantes foram capacitados.

Leia também

Leia Também