Objetivo é elaborar e implementar o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática
A Prefeitura de Americana instituiu, neste mês, a Comissão Intersetorial Climática (CIC), com o objetivo de elaborar e implementar o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática. O Decreto nº 13.775, de 8 de julho, também reconhece oficialmente o Estado de Emergência Climática em nível global.
“Essa é uma iniciativa importante da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de ações de sustentabilidade, prevenção e combate aos impactos das mudanças climáticas no município”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
Entre as ações a serem incentivadas estão a redução de emissões de gases de efeito estufa e a adoção de medidas alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas.
“Precisamos reduzir as emissões de carbono e promover ainda mais ações de sustentabilidade para amenizar os impactos causados pelas mudanças climáticas, proteger os ecossistemas e garantir um clima seguro para as futuras gerações”, reforçou Fábio.
Americana já conta com a Política Municipal de Meio Ambiente e está em processo de elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas. O plano será estruturado com base no Guia para Elaboração de Planos de Adaptação e Resiliência Climática – 2ª edição revisada, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).
“As atividades e projetos desenvolvidos na cidade estão em consonância com os ODS. O município buscará ainda mais parcerias para promover campanhas de educação ambiental e ações que estimulem uma economia socioambientalmente sustentável”, completou o secretário.
A Comissão Intersetorial Climática será responsável por:
- Definir áreas prioritárias para adaptação, indicando mecanismos de financiamento com recursos públicos, privados e climáticos;
- Estabelecer canais de apoio técnico e transferência de conhecimento entre os entes federados;
- Criar um sistema de monitoramento e avaliação das ações, com indicadores de desempenho e metas;
- Determinar mecanismos de revisão e atualização do plano;
- Implementar campanhas de conscientização e educação ambiental para garantir a participação da sociedade.
Composição da Comissão Intersetorial Climática:
Representantes do Poder Público
- Secretaria de Educação: Kely Cristina Ribeiro Nadin
- Secretaria do Meio Ambiente: Kátia Cristina Mansette Birke e Antônio Sidney Franzatto Coelho
- Defesa Civil: João Miletta
- Secretaria de Saúde: Antônio Jorge da Silva Gomes
Representantes da sociedade civil
- Consórcio PCJ: Andrea Borges
- OSCIP Barco Escola da Natureza: João Carlos Pinto
- Rotary Club de Americana – Ação: Jairo Guilherme Silva
- Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA): Thiago Pietrobon
- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA): João Marco Alves de Oliveira