20.4 C
Americana
quinta-feira, 11 setembro 2025

Abertura do programa Vitrine Digital reúne mais de 40 comerciantes de Americana

Leia Também

Programa tem como objetivo oferecer capacitação gratuita para os empreendedores que possuem lojas físicas

O encontro de abertura do programa Vitrine Digital, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Americana, em parceria com o Sebrae-SP e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), reuniu mais de 40 comerciantes do município na noite desta terça-feira (9), no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer). O programa tem como objetivo oferecer capacitação gratuita para os empreendedores que possuem lojas físicas e querem aumentar seu faturamento usando ferramentas digitais para vender seus produtos.

Na primeira atividade, os participantes acompanharam uma palestra de sensibilização com o tema “Do físico ao digital: o que mudou no comércio e por que o físico não basta”. O encontro contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, do presidente da Acia, James Nadin, e do vice-presidente da Acia e responsável por este setor do comércio, Evandro Barizon.

“É muito gratificante ver os nossos comerciantes de Americana participando do programa, mostrando disposição para aprender, inovar e buscar novas formas de fortalecer seus negócios. O sucesso do Vitrine Digital depende diretamente desse engajamento, e é essa parceria entre poder público, entidades e empreendedores que garante resultados concretos para o comércio da nossa cidade”, celebrou o secretário Rafael de Barros.

A partir de agora, os comerciantes serão divididos em dois grupos – iniciantes e já atuantes no digital -, e cada grupo terá duas aulas ao longo das próximas semanas (confira a programação completa ao final da matéria). O encontro de encerramento será no dia 21 de outubro, com a palestra “Como continuar crescendo e se destacar no mercado digital”, para todos os participantes.

O Vitrine Digital consiste em um ciclo de aulas com temas relacionados ao comércio eletrônico, com o objetivo de capacitar e conscientizar os comerciantes sobre a importância de estar no ambiente digital, além de ajudá-los a se adaptarem às novas formas de consumo, ampliando os canais de venda, atraindo clientes e garantindo sua sustentabilidade e crescimento no cenário atual.

Com foco em micro e pequenos comércios, o programa tem ênfase na execução, abordando tópicos como catálogo, atendimento, pagamento e entrega, por meio da utilização de ferramentas simples e populares, como WhatsApp, Instagram, Pix e outras alternativas.

Após o ciclo de palestras, os comerciantes que tiverem comparecido a todos os encontros receberão ainda uma consultoria presencial personalizada no próprio comércio, com quatro horas de duração, a fim de colocar em prática os aprendizados adquiridos durante as capacitações.

Próximos encontros do Programa Vitrine Digital:

16/09 – 19h – Acia

1ª palestra para o público-alvo iniciante: “Desvendando o comércio digital: como começar”

23/09 – 19h – Acia

1ª palestra para o público-alvo já atuante no digital: “Escalando vendas digitais: como aumentar o faturamento com multicanais”

30/09 – 19h – Acia

2ª palestra para o público-alvo iniciante: “Como atrair e converter clientes digitais”

07/10 – 19h – Acia

2ª palestra para o público-alvo já atuante no digital: “Gerando oportunidades: como aumentar a visibilidade e atrair clientes digitais”

21/10 – 19h – Auditório do CCL

Palestra de encerramento: “Como continuar crescendo e se destacar no mercado digital”

Leia também

Leia Também