Trabalho faz parte da Operação Perda Mínima, dentro do programa DAE em Ação pela Água
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou, nesta segunda-feira (17), uma força-tarefa com a atuação de três novas equipes de reforço dedicadas ao reparo de vazamentos aparentes. O trabalho faz parte da Operação Perda Mínima, dentro do programa DAE em Ação pela Água, lançado neste mês pela autarquia.
As ações estão concentradas inicialmente nos bairros Parque das Nações e Morada do Sol, bairros que apresentaram maior volume de ocorrências registradas nos últimos dias. Na sequência, outros bairros atendidos pelo Centro de Reservação 8, localizado no bairro São Roque, também serão contemplados pela força-tarefa, que consiste na atuação concentrada dessas equipes no reparo de vazamentos em uma mesma área, finalizando todo o trabalho naquele ponto antes de avançar para o próximo. Uma quarta equipe leve também estará nestes bairros executando reparos de vazamentos em passeios.
O objetivo é intensificar o combate às perdas de água e garantir mais agilidade na execução dos reparos, contribuindo para a eficiência do sistema de abastecimento e a redução do desperdício. Além dos reparos dos vazamentos já registrados no DAE, a autarquia contará com uma equipe dedicada à busca ativa de vazamentos na mesma região. Qualquer ponto identificado, mesmo sem registro prévio, também será reparado pelas equipes dentro da força-tarefa.
O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, acompanhou o início dos trabalhos nesta manhã e destacou a importância dessa intensificação.
“Estamos ampliando o número de equipes e direcionando o trabalho para áreas específicas, onde há maior concentração de vazamentos. Além de atuar nos reparos já registrados, teremos também uma equipe de busca ativa para identificar novos pontos de vazamento e solucioná-los imediatamente dentro dessa força-tarefa. Essas ações fazem parte do plano solicitado pelo prefeito Chico Sardelli, apresentado no início deste mês, e que já está sendo colocado em prática pela autarquia. Essa atuação concentrada é essencial para reduzir as perdas e melhorar o abastecimento em toda a cidade”, afirmou.
A Operação Perda Mínima integra o programa DAE em Ação pela Água, que reúne diversas frentes de atuação voltadas a melhorias do saneamento no município.