24.6 C
Americana
quinta-feira, 29 janeiro 2026

Prefeitura intensifica conscientização sobre a dengue em campanha nas ruas e canais digitais

Leia Também

Iniciativa, denominada “Todos contra a Dengue”, é realizada pelas secretarias de Saúde e de Comunicação e pelo DAE

Com o objetivo de mobilizar a população e estimular atitudes de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Americana está intensificando a conscientização sobre a dengue por meio de uma campanha nas ruas da cidade, nos veículos de comunicação e nos canais digitais. A iniciativa, denominada “Todos contra a Dengue”, é realizada pelas secretarias de Saúde e de Comunicação e Tecnologia da Informação e pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Com o lema “A dengue não vai ter vez em 2026”, a campanha busca disseminar as dicas práticas para eliminação de possíveis criadouros do mosquito, bem como os sintomas da dengue e como proceder em caso de suspeita da doença. As informações estão sendo disseminadas por meio de outdoors, displays e totens de LED espalhados pelas ruas da cidade, além da distribuição de panfletos educativos, conteúdos nas redes sociais e divulgação em rádios, TVs, portais e mídias impressas.

“Mesmo com a redução expressiva dos casos neste início de ano, a dengue continua exigindo atenção máxima. Nosso foco é agir antes do pico da doença, reforçando a prevenção e orientando a população sobre os cuidados dentro de casa. A participação de cada morador é fundamental para evitar novos focos do mosquito. Dengue se combate todos os dias, com informação e atitude”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

“A campanha foi pensada para estar presente onde as pessoas estão: nas ruas, nos meios de comunicação e no ambiente digital. Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, com mensagens claras e diretas, que ajudem a população a identificar riscos e agir rapidamente. Comunicação também é ferramenta de prevenção e saúde pública”, ressaltou o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão.

Apesar da queda nos casos de dengue neste início de ano – são 7 confirmados até esta terça-feira (27), enquanto em janeiro do ano passado foram 723 casos registrados –, as ações de combate seguirão intensificadas em diversas frentes no município, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).

O mutirão de retirada de criadouros, que em 2025 alcançou mais de 53 mil imóveis e resultou na remoção de 9,2 toneladas de materiais, deve ser iniciado nos próximos dias, começando pela região da Cidade Jardim, que registrou o maior número de casos no ano passado. As visitas casa a casa, com orientações aos moradores e vistorias em quintais, já estão em andamento desde o início do ano, assim como as ações de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que permitem quantificar a infestação do mosquito e identificar áreas de maior risco. As atividades também incluem vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais, além de ações educativas em eventos, praças, instituições e unidades de saúde.

As ações incluem, ainda, a reativação do sistema de geomonitoramento desenvolvido pela Secretaria de Saúde, baseado em inteligência artificial (IA), que auxilia no acompanhamento e mapeamento dos casos em tempo real.

“O enfrentamento à dengue exige trabalho permanente, planejamento e atenção aos dados que orientam as decisões. Estamos mantendo ações contínuas de monitoramento e prevenção, sempre com foco em reduzir riscos e proteger a saúde da população. É um esforço conjunto, que depende tanto do poder público quanto do comprometimento da comunidade”, disse o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges.

Nesta quarta-feira (28), o grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por profissionais de diversos setores da Saúde, se reuniu para alinhar as ações e definir os próximos passos. Durante o encontro, as unidades de saúde foram orientadas a promover ações de combate à dengue junto aos pacientes. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa tem uma atividade educativa marcada para esta quinta (29) e sexta-feira (30), voltada à orientação e conscientização da população.

“O combate à dengue exige integração entre equipes e planejamento constante. Esse alinhamento garante que as ações sejam efetivas tanto na prevenção quanto na orientação da população. As atividades educativas nas unidades de saúde e nos espaços públicos reforçam que informação correta salva vidas e evita a doença”, afirmou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Mais informações sobre a campanha, a doença e os potenciais criadouros do mosquito estão disponíveis no site https://www.americana.sp.gov.br/americana-index.php?a=dengue.

Dicas de combate à dengue

  • Mantenha caixas-d’água e tonéis sempre bem tampados
  • Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia
  • Limpe calhas e ralos regularmente
  • Use repelente e telas de proteção
  • Descarte pneus velhos corretamente. Se precisar mantê-los, guarde-os em local coberto
  • Esvazie e vire as garrafas de cabeça para baixo
  • Troque a água dos pets todos os dias, sempre lavando bem o recipiente

– Feche bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais

Sintomas da dengue

  • Dor atrás dos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dor de barriga e náuseas
  • Febre
  • Manchas vermelhas na pele
  • Dores pelo corpo
    Orientações caso apresente sintomas
  • Procure imediatamente a UBS mais próxima da sua casa
  • Não tome remédios por conta própria
  • Mantenha-se hidratado: beba bastante água

Leia também

Leia Também