21.9 C
Americana
terça-feira, 10 fevereiro 2026

Equipe da Saúde de Americana tem trabalho aprovado em congresso nacional

Leia Também

A equipe da Unidade de Atenção Domiciliar (UAD) de Americana, vinculada à Secretaria de Saúde, teve um trabalho aprovado para apresentação no III Congresso Nacional Sobre o SUS (CONASUS), um dos congressos científicos mais relevantes do Brasil na discussão sobre o Sistema Único de Saúde. O evento começou nesta segunda-feira (9) e segue até quinta (12), de forma online, com o tema “Desafios e Perspectivas”.

O trabalho, intitulado “Desafios e perspectivas no SUS: a Busca Ativa no Programa Melhor em Casa de Americana/SP como estratégia de eficiência e humanização assistencial”, foi elaborado pelas servidoras municipais Jéssica Lavanholi Pinho (nutricionista), Valéria Maximo de Sena (fisioterapeuta) e Silvana Alves Teixeira (coordenadora da unidade).

O estudo avaliou o perfil dos pacientes candidatos ao Programa Melhor em Casa e analisou também as características de seus acompanhantes, considerados parte fundamental da engrenagem assistencial. As avaliações foram realizadas pela equipe da UAD durante as visitas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, utilizando uma ficha de elegibilidade desenvolvida pela própria equipe e validada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O procedimento garante que os trâmites para a continuidade do cuidado domiciliar e para a alta segura ocorram de acordo com a complexidade de saúde de cada paciente.

“A aprovação em um congresso nacional é o reconhecimento de um esforço coletivo para aprimorar o fluxo entre o ambiente hospitalar e o domiciliar. Nossa ficha de elegibilidade, validada por um órgão de peso como o PROADI-SUS, demonstra que Americana está na vanguarda, unindo ciência e prática para identificar com precisão o paciente que terá um melhor restabelecimento em casa, ao lado de sua família e com o suporte técnico adequado”, destacou Silvana, coordenadora da UAD.

Durante os quatro dias, o congresso vai reunir profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas áreas da saúde e das ciências sociais de todo o país, para debater desafios, avanços e perspectivas nas políticas públicas e na gestão da saúde brasileira. Posteriormente, o trabalho da UAD será publicado na íntegra.

“Essa integração entre o HM e a UAD é estratégica para a nossa rede de urgência e emergência. O trabalho mostra que, ao organizarmos a busca ativa ainda no leito hospitalar, conseguimos dar mais fluidez à ocupação dos leitos do HM e garantir que o paciente não perca o vínculo assistencial na transição para o domicílio. É a eficiência técnica refletida diretamente na gestão das nossas unidades”, ressaltou a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Ana Rúbia Soares de Andrade.

“É um orgulho ver o nome de Americana em um congresso científico de relevância nacional, provando que nossas equipes são formadas por profissionais técnicos de altíssimo nível. A saúde pública se faz com gestão, mas também com inteligência e humanização. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao investir em protocolos que dão segurança para o paciente e suporte para o acompanhante, fortalecendo o SUS em nossa cidade conforme as diretrizes do prefeito Chico Sardelli”, acrescentou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo site https://ime.events/iii-conasus.

Leia também

Leia Também