22.3 C
Americana
domingo, 19 outubro 2025

1ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Americana reúne 150 pessoas

Leia Também

Evento foi promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

Cerca de 150 pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Americana, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça”, realizada nesta terça-feira (29), no Unisal Campus Maria Auxiliadora, no Parque Universitário. O evento foi promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

O prefeito Chico Sardelli enviou uma mensagem aos participantes, reafirmando o compromisso de Americana com a equidade racial e o enfrentamento de todas as formas de discriminação. Na ocasião, compartilhou também o ato de assinatura da Carta Antirracista de São Paulo, realizado na segunda-feira (28).

“Parabenizo a todos participantes da conferência, importante evento que discutirá um tema fundamental e que está sempre presente na nossa linha de trabalho ao longo da nossa gestão. Um exemplo deste trabalho foi a criação, em 2022, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Aproveito este momento para compartilhar que ontem assinei a Carta Compromisso Antirracista de São Paulo, junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que reúne uma série de ações e compromissos da nossa Administração na luta contra o racismo. A Prefeitura está à disposição para seguir contribuindo com esse movimento tão necessário, que busca promover a igualdade racial e o respeito em nossa cidade”, disse o prefeito Chico.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destacou as conquistas do município. “Temos realizado muitas conferências para escutar a população e discutir propostas para aprimorar e implementar as políticas públicas de atendimento em todas as áreas. Hoje é um momento muito especial para trazermos a questão histórica, para que as pessoas conheçam a importância e o reconhecimento da população preta de Americana. O conhecimento é libertador. Por meio da união de esforços e de ações, combatemos o racismo, o preconceito e, nesta conferência, estamos escrevendo uma nova história. Criamos o COMPIR na gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi. O prefeito assinou a Carta Antirracista de São Paulo, reafirmando o compromisso com a luta pela igualdade racial, e muitas ações serão impulsionadas a partir deste evento. Agradecemos a todos que participaram da conferência. Americana tem história, e a população negra faz parte e está presente”, disse Juliani.

Participaram da conferência a vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Maria Aparecida de Souza Costa e Silva (Cida Costa); o coordenador Departamental de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial da Região de Campinas, Marcelo Rezende; a representante da Secretaria Geral da Executiva Estadual da UNEGRO, Cristiane da Silva Souza; a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Americana, Adriana Gomes dos Santos Soares; o presidente do COMPIR, Roberto Mendes; os vereadores Renan de Ângelo e Professora Juliana; entre outros convidados.

“Quero parabenizar a cidade e a Prefeitura de Americana, que quebra um paradigma que o movimento negro vem enfrentando em busca da democracia e da justiça social. A realização desta conferência demonstra que a Administração está construindo políticas públicas de reparação e de oportunidades sociais”, disse Marcelo Rezende.

“É uma data histórica e Americana alcança outro patamar na luta pela igualdade racial. A questão do racismo é muito mais profunda na nossa sociedade. É uma questão estrutural e está presente nas instituições, nas igrejas, na economia, na política, na cultura, na família. Precisamos de políticas públicas para combater o racismo estrutural”, reforçou Roberto Mendes.

A conferência contou com apresentação cultural do Seu Dito Preto (COMPIR) e palestras com Edson França (Unegro-SP), Adriana Brasil e Cláudia Monteiro (ambas do COMPIR).

Foram discutidos eixos temáticos sobre democracia, reparação e justiça social. As propostas serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Etapa Livre.

Leia também

Leia Também