24.2 C
Americana
terça-feira, 1 abril 2025

Projeto “Heróis Mirins” transforma cirurgias em aventura para crianças no Hospital Municipal

Leia Também

Objetivo é humanizar o processo cirúrgico, reduzindo o estresse e o medo comum entre os pequenos pacientes

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, transformou, nesta segunda-feira (31), mais quatro cirurgias pediátricas em cenas de desenho animado, com as crianças assumindo papéis de super-heróis. O projeto “Heróis Mirins do HM” é uma iniciativa inovadora que está tornado a experiência cirúrgica em uma jornada lúdica e encorajadora.

O programa foi desenvolvido para humanizar o processo cirúrgico, reduzindo o estresse e o medo comum entre os pequenos pacientes que precisam passar por procedimentos eletivos. “Nosso objetivo é transformar o medo em coragem, mostrando que eles são os verdadeiros heróis desta história”, explica a coordenadora da Maternidade do HM, Sarah Guimarães.

Tudo começa com uma recepção especial, onde cada criança recebe uma máscara de “herói mirim” e faz um passeio de carro elétrico até o centro cirúrgico. Após o procedimento, elas são presenteadas com um lanche, uma lembrancinha e um “certificado de coragem”.

Além de facilitar o processo de aceitação da cirurgia, o projeto promove a interação entre as crianças e os profissionais de saúde. Relatos dos pais indicam redução significativa da ansiedade pré-operatória, enquanto a equipe médica observa maior colaboração dos pacientes durante os preparativos. “Meu filho estava chorando no pré-operatório, mas quando virou um ‘super-herói’ e foi dirigindo o carro elétrico, transformou o desespero em alegria”, conta Lucas Martins, pai de um paciente de 8 anos.

Para o diretor médico do HM, José Carletti Júnior, a ação vai além do aspecto lúdico. “O projeto representa uma mudança de paradigma no atendimento pediátrico, provando que é possível aliar excelência médica a humanização”, avalia.

O Hospital Municipal de Americana realizou mais de 200 cirurgias pediátricas desde o lançamento do projeto, em maio de 2023. A iniciativa está disponível para todas as crianças que passam por procedimentos eletivos na unidade.

“A humanização do atendimento é um dos pilares fundamentais da nossa gestão. Ver crianças enfrentando cirurgias com coragem e alegria, graças a iniciativas como essa, é algo extremamente gratificante. Estamos comprometidos em oferecer um sistema de saúde cada vez mais acolhedor e eficiente para toda a população”, ressalta o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Leia também

Leia Também