O representante do PV, que concorre à vaga de prefeito de Americana, diz que concorrentes jogam baixo e querem ganhar no tapetão
Nesta sexta-feira (13), três dias após sofrer com ataques de notícias falsas, novamente o candidato a prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), foi vítima de fake news.
Mais de 15 pessoas foram averiguadas, além de 70 carros envolvidos na distribuição de materiais falsos sobre o político. Eles possuíam mais de 10 mil folhetos apócrifos, sem assinatura do autor, contando mentiras sobre Chico.
“Eu não posso admitir, sou vítima mais uma vez de fake news, eu sempre me pautei pela seriedade e hoje vejo meus adversários em uma atitude de desespero, querendo ganhar as eleições no tapetão, temos que banir esse tipo de gente da sociedade e da política”, falou Chico.
Na terça-feira (10), a Polícia Militar e a GAMA realizaram a apreensão de panfletos com conteúdo que ‘atacava’ o candidato.
Os materiais tinham assinatura e CNPJ de uma candidata da chapa de Maria Giovana Fortunato (PDT), que também concorre ao cargo majoritário e estavam sendo distribuídos no bairro Morada do Sol.
O caso resultou em boletim de ocorrência e foi parar na Justiça Eleitoral. A apreensão ocorreu depois que moradores identificaram a ação e acionaram as autoridades.
O responsável pela distribuição, que também busca uma vaga na Câmara Municipal, Kilberty Gama (Rede) e integra a coligação de Giovana, fez um vídeo nas redes sociais. Ele disse que não tinha conhecimento do conteúdo, que já trabalha com distribuição de panfletos, que é seu ‘ganha pão’ e fez o trabalho porque iria ser pago. “Aliás, agora nem vou receber. Porque o trabalho não foi feito”, falou.
Os ataques ocorrem no mesmo dia em que Chico é apontado como líder nas pesquisas. “Só estamos sofrendo com isso pela nossa liderança. Não adianta tentarem, não vamos nos rebaixar a esse ponto”. Chico já obteve oito vitórias contra fakenews e ataques no meio digital.