21.2 C
Americana
sábado, 17 janeiro 2026

Americana lança a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas 2022

Leia Também

Evento marcou também a posse do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, biênio 22/24

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, lançou nesta quinta-feira (24) a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas 2022, na Casa dos Conselhos, no Jardim Ipiranga. O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi participaram do lançamento da ação, que envolve também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a Secretaria Municipal de Saúde, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) e a Faculdade de Americana (FAM).

Por meio de conferências, oficinas, debates e divulgações, a campanha tem como objetivo combater os diferentes tipos de violência cometidos contra a mulher, contra as jovens e meninas. As ações serão feitas em diversos locais, entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres), e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Nesta sexta-feira (25), as atividades terão início com a divulgação da campanha digital em diversas redes sociais, e no sábado (26), prosseguem com uma roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos nos Centros Comunitários Milton Santos e Monte Verde.

“A Campanha dos 16 dias é uma das políticas públicas que cuidam da segurança da mulher, mas é importante ressaltar que as atitudes precisam sair do papel e que os homens tenham o olhar atento no dia a dia. O nosso governo segue com grandes projetos, porém quero mais para garantir total segurança das mulheres da nossa cidade. A programação é importante e vamos fortalecer a importância da defesa da mulher”, reforçou o prefeito Chico.

“Tenho muito orgulho em dizer que nossa gestão tem se empenhado nas políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres, um trabalho muito bem capitaneado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos”, destacou o vice Odir.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, falou sobre a importância da conscientização das mulheres sobre os próprios direitos. “Somos contra o machismo estrutural, a favor da equidade de gênero, a favor dos respeitos serem protegidos e a favor da mulher estar onde quiser estar. Agradeço ao governo Chico pelo empenho, por dar voz às mulheres e pelo incentivo por ações como a Campanha dos 16 dias de Ativismo”.

A programação completa está disponível no banner da página principal do site da Prefeitura de Americana, www.americana.sp.gov.br .

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Juntamente com o lançamento da campanha, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos deu posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), instituído pela Lei n° 3.651, de 2 de maio de 2002, e reestruturado pela Lei n° 6.370, de 14 de novembro de 2019 é órgão colegiado, de assessoramento do Poder Executivo, composto por representantes indicadas por entidades governamentais e pela sociedade civil, com atuação fiscalizatória e consultiva, visando ao aprimoramento das políticas públicas do Município, relativas aos direitos da mulher.

Os novos conselheiros terão mandato de dois anos, exercendo suas funções até novembro de 2024.

Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Clarissa de Oliveira, a inspetora da Guarda Municipal de Americana, Jessica Belatine, e o delegado da Delegacia da Mulher, José Donizete.

Leia também

Leia Também