Atividades fazem parte da frente de trabalho “Pressão sob Controle”, que integra o programa DAE em Ação pela Água
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou, nesta terça-feira (25), as atividades da frente de trabalho “Pressão sob Controle”, que integra o programa DAE em Ação pela Água. O objetivo é realizar um diagnóstico detalhado das condições das VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão), equipamentos que regulam e equilibram a pressão da água nas redes de distribuição, e mapear locais estratégicos para futuras instalações. O levantamento seguirá ainda em outros dias conforme cronograma técnico da autarquia.
A equipe do DAE, acompanhada pelo engenheiro civil Daniel Manzi, doutor em Engenharia Hidráulica e integrante da Exaqua Hidráulica e Saneamento, que presta consultoria à autarquia, percorreram pontos onde estão instaladas VRPs e áreas de interesse para novas unidades. Entre os locais avaliados ou que ainda serão visitados estão: Residencial Jaguari, Jardim Bertoni, Jardim Boer, Werner Plaas, Jardim Alvorada, Jardim Ipiranga e Parque Novo Mundo, além de regiões próximas ao Reservatório do Parque Novo Mundo, Cidade Jardim e à ETA (Estação de Tratamento de Água).
O chefe da Seção de Meio Ambiente do DAE, João Marco Alves de Oliveira, que também integra a Comissão de Redução de Perdas da autarquia e participou das atividades, reforçou a importância dessa etapa de diagnóstico. “Estamos realizando o cadastramento completo das VRPs da cidade, avaliando as condições de cada equipamento, suas especificações, áreas de atuação e a necessidade de reforma, realocação ou instalação de novas unidades. Também estamos verificando pontos potenciais para futuras VRPs, analisando áreas de setorização e aferindo pressão em locais altos e baixos”, explicou.
O superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, destacou que o trabalho tem sido contínuo no sentido de cumprir o plano de ação apresentado pela autarquia, atendendo o que foi determinado pelo prefeito Chico Sardelli. “Dentro do ‘Pressão sob Controle’, esse diagnóstico é fundamental para direcionarmos as intervenções necessárias e garantir que o sistema opere com pressões equilibradas, reduzindo vazamentos e aumentando a eficiência do abastecimento”, afirmou.
Durante as atividades, a equipe também vai analisar as saídas dos reservatórios e as condições para instalação de novos macromedidores, equipamentos essenciais para medir com precisão a vazão de entrada e saída dos sistemas e fortalecer as ações de controle e redução de perdas.
A frente de trabalho “Pressão sob Controle” integra o conjunto de iniciativas estruturantes do programa DAE em Ação pela Água, voltadas à modernização do sistema, ao aumento da eficiência operacional e ao fortalecimento da segurança hídrica para toda a cidade, além de qualificar a infraestrutura do tratamento de esgoto no município.