Mais de 2,5 mil pessoas desfilaram pela avenida, com concentração no CCL
O Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil levou cerca de 10 mil pessoas à Avenida Brasil, entre público rotativo e participantes dos grupos, na manhã deste domingo (7). O evento foi realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Ao todo, 44 grupos, entre escolas, entidades, associações e corporações civis e militares, participaram da parada. Mais de 2,5 mil pessoas desfilaram pela avenida, com concentração no Centro de Cultura e Lazer (CCL).
Antes do desfile, houve a apresentação da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Magi” e do Corda Coral “Maestrina Marília Andrade” durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Americana pelo vice-prefeito Odir Demarchi, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Americana, Capitão PM Hudson Humphreys, e pelo 1° sargento Aguinaldo Timoteo Domingos, chefe do Tiro de Guerra TG-045.
O vice-prefeito abriu oficialmente o desfile com uma saudação ao público presente, destacando a boa recuperação do prefeito Chico Sardelli, que testou positivo para Covid-19 na última sexta-feira (5). “Estou muito contente de estar aqui representando nosso prefeito Chico Sardelli, que se recupera muito bem. Participar com vocês, com suas famílias, neste dia tão importante, é uma honra e um orgulho para mim”, discursou Odir. O prefeito Chico Sardelli, diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (5), enviou um vídeo de saudação a todos.
“Hoje comemoramos a Independência do nosso País e mais do que isso, celebramos a união e o amor à nossa Pátria e à nossa identidade nacional. É um dia de comemoração, de patriotismo e de relembrar nossas responsabilidades como cidadãos brasileiros”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
O presidente da Câmara, vereador Leo da Padaria, também fez uso da palavra para cumprimentar o público presente, desejando a todos um ótimo desfile.
O evento também foi acompanhado pelos vereadores Roberta Lima, Jean Mizzoni, Renan de Angelo, Jacira Chávare, Fernando da Farmácia, Gutão do Lanche, Leco Soares e Marcos Caetano, Gualter Amado, Levi Rossi, Talitha de Nadai e Juninho Dias; pelos secretários municipais Eduardo Flores (Administração), Leon Botão (Comunicação e Tecnologia da Informação), Rafael de Barros (Desenvolvimento Econômico), Márcio Leal (Esportes), Simone Inácio de França Bruno (Fazenda), Vinicius Zerbetto (Gestão de Convênios), Jesuel de Freitas (Governo), Mauricio Marzochi (Negócios Jurídicos), Diego Guidolin (Planejamento), Fabio Renato de Oliveira (Meio Ambiente) e Juliani Hellen Munhoz Fernandes (Assistência Social e Direitos Humanos); pelo comandante da Guarda Municipal de Americana (Gama), Marco Aurélio da Silva, pelo presidente da Fusame, Fabio Beretta Rossi; além do vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches, entre outras autoridades.
Os seguintes grupos participaram do Desfile de 7 de Setembro em 2025: Tiro de Guerra 02-045 Americana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, FOPE (Força Patriota Estudantil), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Municipal de Americana, Delegacia Seccional de Americana, Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar 192, Defesa Civil, Associação Anjos da Alegria, Instituto Pernas da Alegria + Miss Americana Mirim, Rotary Clube Americana Ação e Rotaract Clube Americana Ação, Associação Doulas Primavera, SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial), Secretaria de Educação (Casa da Criança Manacá, Casa da Criança Curió, Casa da Criança Baeti, EMEF Milton Santos e EMEF Paulo Freire), E.E Heitor Penteado, E.E. Prof. Alcindo Soares do Nascimento, Escola de Goleiros Camisa 1, Instituto Jr. Dias, Arena Tiago Moreno Society, Rio Branco Esporte Clube, Americana Bicicross, Secretaria de Esportes (Associação Ginástica Rítmica de Americana e Associação Desportiva Americanense Judô), Clube de Desbravadores Americana, Pastoral da Criança Nacional, Associação Projeto Moura de Judô, STUDIO Welt – Treinamento Físico Personalizado, Ponto de Cultura ABC (Aprendendo e Brincando em Comunidade), Associação Cultural e Desportiva Força, Associação do Núcleo Integrado de Lazer, Esporte, Educação e Cultura (NILEEC), Grupo Escoteiro Nambikwara 103º, Grupo Escoteiro Wellington Alexandre Medeiros, Kamikaze Rolimã Americana, Projeto Grau Consciente, Conselho Regional de Corretores do Estado de São Paulo (CRECISP), Amigos do Flashback Americana, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria do Meio Ambiente e Moto Clube Adventista.