Redução chegou a 67% em Campinas, segundo a Secretaria de Segurança Pública
A Polícia registrou queda nos roubos e furtos de bicicletas nas dez maiores cidades da região de Campinas. O levantamento, divulgado pelo G1, com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo compara anotações de janeiro a julho com o mesmo período de 2019. Em Campinas, por exemplo, a redução chegou a 67%.
Na avaliação da Polícia Militar, a pandemia do novo coronavírus ajudou a diminuir a circulação de bicicletas nas ruas, enquanto houve reforço do policiamento, o que pode explicar os números.
Segundo o estudo, 66 bicicletas foram levadas pelos criminosos nos sete primeiros meses deste ano na metrópole, enquanto em 2019, no mesmo período, houve o registro de 201 casos. O bairro Taquaral e o distrito de Joaquim Egídio concentram a maior parte dos crimes.
Depois de Campinas, a maior redução percentual foi de Sumaré, com 65%. Foram 14 ocorrências neste ano, contra 41 entre janeiro e julho do ano anterior.
Raio-X da diminuição dos crimes em %
- Campinas:-67%
- Sumaré:-65%
- Mogi Guaçu:-63%
- Valinhos: -58%
- Americana:-57%
- Indaiatuba: -56%
- Limeira:-53%
- Hortolândia:50%
- Piracicaba: -47%
- Santa Bárbara d’Oeste: 34%
Apesar da queda nos dados, a Polícia orienta para que os ciclistas andem em grupos e evitem lugares com pouca movimentação e/ou iluminação.
A corporação reforça a necessidade de registro da ocorrência, além de recomendar que os cidadãos guardem a nota fiscal ou anotem o número do quadro, uma vez que isso ajuda a identificar a bicicleta.