21.7 C
Americana
quarta-feira, 25 dezembro 2024

Prefeito Chico entrega Residencial Vida Longa para idosos ao lado do vice-governador

Leia Também

Local tem uma área de 8,7 mil metros quadrados, com 28 casas, quiosque, espaço de ginástica, salão de festas e horta

O prefeito Chico Sardelli entregou na tarde desta terça-feira (17) o Residencial Vida Longa – Serviço de Acolhimento em República para Pessoas Idosas, localizado na Rua Lúcio Alves, nº 60, no bairro Jaguari. A inauguração contou com as presenças do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. O investimento foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

“Esta entrega não é simplesmente uma moradia e sim carinho e vida longa para os idosos. O idoso tem prioridade de atendimento e hoje o município dá um passo importante para efetivar esse compromisso. Os idosos em situação de vulnerabilidade e risco social terão amparo total por meio desse programa, que promove a cidadania e bem-estar aos contemplados. Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas, ao vice-governador Felício Ramuth, pelo apoio que têm empenhado no atendimento às demandas e investimentos para a cidade de Americana”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O Residencial Vida Longa tem uma área de 8,7 mil metros quadrados, com 28 casas, quiosque, espaço de ginástica, salão de festas e horta. Os beneficiados não pagarão aluguel, nem água e energia elétrica. Os mobiliários foram comprados pelo Estado.

O vice-governador destacou o projeto Vida Longa. “É um dos melhores projetos do Governo do Estado de São Paulo, e Americana é uma grande parceira, com a doação do terreno e a gestão do prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi, que fazem política de qualidade. Parabéns aos novos moradores. Que as futuras moradias tragam momentos de grande alegria”, disse Felício.

O Vida Longa é destinado a pessoas idosas, que vivem sozinhas ou com vínculo familiar fragilizado. Para participar os idosos devem residir há pelo menos dois anos no município, ter renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias.

“É muito gratificante poder participar deste evento histórico para Americana e fazer parte do desenvolvimento deste projeto que atende nossos idosos que mais precisam de atenção e cuidado, proporcionando um lar definitivo a eles. Ao lado do prefeito Chico Sardelli, estamos avançando e buscando cada vez mais programas e projetos que beneficiem e proporcionem mais qualidade de vida à população”, reforçou o vice-prefeito Odir Demarchi.

As casas do Vida Longa possuem cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. São dotadas de itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos e piso antiderrapante.

“É uma conquista para Americana e para os idosos em situação de vulnerabilidade social do município, que a partir de agora terão uma moradia digna e toda a assistência para dar suporte e conforto nesta fase de suas vidas”, afirmou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Cezaretto.

Para o atendimento, os idosos são avaliados a partir do acompanhamento realizado pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e encaminhados para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dentro das situações de risco social que se enquadram nos critérios.

Após a avaliação, os idosos serão encaminhados para o residencial, sendo assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por coordenador, técnicos, auxiliares de cuidadores, agente administrativo, entre outros.

O residencial integra a rede socioassistencial do município e será gerido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fazendo parte do Plano Municipal de Assistência Social.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, falou sobre a importância do Vida Longa. “O programa amplia a rede de proteção e garante os direitos aos idosos de moradia digna e assistência, que será prestado por uma equipe multidisciplinar. Um avanço para o município, idealizado pelo nosso prefeito Chico Sardelli e vice Odir, com a participação do governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Habitação”, destacou Juliani.

A construção do Residencial Vida Longa foi executada pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em área cedida pelo município. A construção teve o acompanhamento da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SHDU).

O Serviço de Atendimento em República para a Pessoa Idosa será administrado pela Associação de Assistência Fonte Água Viva. Os idosos, poderão se mudar para as casas no mês de janeiro. Serão inicialmente 13 pessoas.

“Essa entrega é o símbolo de respeito aos idosos. O Vida Longa restabelece o espaço de convivência e acolhimento aos idosos”, disse o subsecretário José Police Neto.

A vida do jardineiro Luiz Carlos dos Santos, 63, morador em situação de rua, vai mudar a partir de agora. “Fiz cadastro no CRAS Mathiensen e a assistente social me orientou. Tenho fé em Deus que daqui pra frente será vida nova!”, disse Luiz.

Leia também

Leia Também