23.8 C
Americana
segunda-feira, 26 janeiro 2026

Americana recebe show do Grupo Violado apresentado pelo Circuito SP

Leia Também

Apresentação gratuita acontece no Teatro Municipal Lulu Benencase no dia 19 de agosto

O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe no próximo dia 19, às 19h30, o Grupo Violado com o show Espetáculo de Viola Caipira. O evento tem o apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é apresentado pelo Circuito SP, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte.

O Grupo Violado está na estrada há mais de quinze anos com um repertório baseado em clássicos da música caipira em ritmos como cururu, cateretê, toada, rasqueado, guarânia e pagode de viola. Obras de artistas como Rolando Boldrin, Tião Carreiro, Dino Franco, Moacyr dos Santos, Lourival dos Santos, Zé Fortuna, Tonico e Tinoco, entre outros, fazem parte do show, que incluirá o sucesso “Pego Pesado”. A música composta pelo vocalista do grupo, Fernando Tal, faz parte do disco “Viola Enfeitiçada”, lançado em 2015 pela gravadora Atração Fonográfica.

O grupo é formado pelos músicos Fernando Tal (voz), Lucas Campaci (viola caipira e voz), Guilherme Argentão (bateria e percussão), Filipe Rozinelli (baixolão) e Felipe Rodrigues (violão).

“O show do Grupo Violado valoriza a origem da música sertaneja raiz em arranjos de violas e violões e se apresenta em Americana com a retomada dos eventos presenciais promovidos pelo CircuitoSP. Para nós, é uma satisfação integrar o rol de municípios contemplados pelo programa em 2022”, declarou a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.

CircuitoSP
O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.

Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais. Somente no Circuito SP são R$ 6,7 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo em todas as regiões, viabilizando 480 atividades culturais.

O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.

Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022.

Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Leia também

Leia Também