Serão dez apresentações como parte do projeto “Sensações”
O espetáculo “Novas Formas de se Ver” será encenado em diversos pontos de Americana ao longo do ano. Serão dez apresentações como parte do projeto “Sensações”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com produção do agente cultural João Nalão.
O projeto, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, após ter sido selecionado pelo edital de chamamento público PNAB 05/2024, nos termos da Lei Federal Nº 14.399/2022, contempla ainda a execução de quatro oficinas. A primeira delas, de capacitação, ocorre no próximo domingo (23) no espaço da Cia. Finibus de Teatro, na Vila Amorim. Toda a programação é gratuita.
“A Política Nacional Aldir Blanc nos permite democratizar o acesso aos recursos para a produção cultural e a ampliação do acesso da população a este conteúdo, criado por artistas locais. Os projetos são acompanhados de forma minuciosa pela Sectur, que avalia o impacto sociocultural gerado pelas atividades”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
“Novas formas de se ver” traz a proposta de preparar as pessoas não cegas para que elas entendam o leque de inúmeras possibilidades de uma vida plena, no convívio familiar e social, na escola e no trabalho, mesmo sem a visão.
O espetáculo acontecerá com a plateia com os olhos vendados, em apresentações marcadas para os meses de junho a outubro, seguidas de uma roda de conversa com o público presente, com o objetivo de sensibilizá-lo para a temática. Os espaços em ambientes preparados buscam proporcionar uma experiência sensorial ao público.
Adultos, jovens e crianças acima de 8 anos das comunidades com menos acesso à cultura são o público-alvo do projeto, assim como mantenedores e frequentadores de pontos de cultura e ONGs das comunidades e demais pessoas (cegas, com baixa visão e com visão).