23.4 C
Americana
segunda-feira, 7 abril 2025

Ponto de Cultura oferece aulas gratuitas de capoeira em Americana

Leia Também

Iniciativa foi contemplada pelo edital de chamamento lançado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo

O Ponto de Cultura Abadá Capoeira Educacional e Cultural de Americana está com inscrições abertas para novas turmas de capoeira nos bairros São Manoel, Jardim Brasil e Monte Verde. A iniciativa foi contemplada pelo edital de chamamento lançado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de fomentar projetos continuados e ampliar o acesso da população às atividades culturais.

O projeto “Capoeira Viva: Inclusão e Meio Ambiente” combina esporte, cultura e educação ambiental, oferecendo aulas gratuitas de capoeira e oficinas de agroecologia para crianças, jovens e adultos. As inscrições estão abertas a pessoas de todas as idades e podem ser feitas online pelo formulário disponível em: linktr.ee/capoeiraviva.

A iniciativa visa promover a inclusão social e o fortalecimento comunitário por meio da capoeira, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. As atividades serão conduzidas por professores qualificados e coordenadas pelo Mestre Pernilongo. Além das aulas, o projeto prevê a realização de oficinas de agroecologia no Sítio do Chicó, com foco em sustentabilidade e preservação ambiental. A primeira oficina está marcada para o dia 19 de abril (sábado), às 15h.

“O apoio aos Pontos de Cultura foi viabilizado pela administração Chico Sardelli e segue os princípios da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), uma iniciativa do Governo Federal, estabelecida pela Lei nº 13.018/2014, que busca ampliar o acesso à cultura em uma gestão compartilhada entre o Ministério da Cultura e os municípios”, explicou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini.

“A capoeira é uma ferramenta de transformação social, e queremos proporcionar essa experiência ao maior número de pessoas possível. Mais do que um esporte, ela carrega valores culturais, disciplina e integração comunitária”, afirmou o coordenador do projeto, Mestre Pernilongo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail abadacapoeira.cultural@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 99955-6141.

Leia também

Leia Também