Relatório final foi apresentado nesta quinta-feira (21)
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, encerrou a primeira fase do “Projeto Lean nas Emergências” com a apresentação do relatório final nesta quinta-feira (21). Além dos ganhos operacionais, como a redução de 21% no tempo médio de espera, o documento destaca a consolidação de uma nova cultura organizacional baseada na melhoria contínua e no trabalho em equipe como o legado mais duradouro da iniciativa.
A aplicação dos princípios Lean, que têm como objetivo aprimorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos e eliminar desperdícios, promoveu uma transformação tanto nos processos assistenciais quanto administrativos. O envolvimento das equipes multidisciplinares foi decisivo. “Mais do que uma mudança de processos, vivenciamos uma transformação de mentalidade. Hoje, temos um time mais consciente, crítico e engajado na busca por excelência, o que é a verdadeira garantia de que essas melhorias serão sustentáveis”, disse a presidente do Grupo Chavantes, Dr. Letícia Bellotto Turim.
O projeto, com duração de 12 meses, foi construído de forma colaborativa. Médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais administrativos participaram da identificação de gargalos e da proposição de soluções para otimizar fluxos de trabalho. Essa abordagem possibilitou melhor uso de recursos e resultou em atendimento mais seguro, ágil e humanizado aos pacientes.
Durante encontro presencial para apresentação dos dados finais aos consultores do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Paulo Roberto Cavallaro e Beatriz Almeida, a direção do HM dedicou a conquista a todos os envolvidos. “Expressamos nossa imensa gratidão a cada profissional que tornou este projeto possível. O sucesso é de todos, que abraçaram este desafio e foram os protagonistas dessa mudança, em especial os profissionais do pronto-socorro, cujo trabalho árduo na linha de frente foi essencial para o resultado que estamos colhendo hoje”, disse a gerente médica do HM, Dra. Marcella Pozetti.
O tempo médio de espera para o primeiro atendimento médico caiu 36% e, nos casos que necessitam internação, a redução foi de 37%.
“Os resultados apresentados são muito bons, mostrando uma mudança na cultura dentro da emergência. A gente vê a melhoria de todos os processos, a diminuição dos tempos das passagens dos pacientes que internam e não internam, necessidades de exames e medicações, sem perder a qualidade no atendimento. Se melhorou a qualidade no atendimento, a segurança e a satisfação do paciente. Estou muito feliz e satisfeito, e posso classificar a implantação do projeto Lean como um sucesso”, declarou o Dr. Paulo Cavallaro.
No mapeamento do paciente desde a chegada ao Pronto-Socorro até a alta, a taxa de agregação de valor — tempo efetivo de cuidado, incluindo exames e procedimentos — subiu para 93%. A satisfação dos usuários, medida por pesquisas, passou de 39% para 87%. O índice de satisfação da equipe também cresceu, refletindo um ambiente de trabalho mais organizado e com menos estresse.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados. Este não foi um projeto de gestão, mas sim das pessoas, para as pessoas. Cada funcionário abraçou a causa e contribuiu com ideias. Conseguimos provar que é possível oferecer um serviço público de saúde ágil, humano e de alta qualidade, mesmo sob enorme pressão”, afirmou o diretor geral do Hospital Municipal, Ruy Santos.
Entre as mudanças práticas implementadas estão a criação de fluxos diferenciados para casos simples, a realocação de equipamentos em pontos estratégicos e a padronização de kits de procedimento, que evitam deslocamentos desnecessários em busca de insumos.
“Esse resultado comprova que a inovação na gestão hospitalar gera benefícios reais. A redução no tempo de espera e a qualificação do atendimento melhoram diretamente a experiência dos pacientes e fortalecem o trabalho dos profissionais de saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Além da diretoria, coordenadores e supervisores do HM, a apresentação contou com a presença do secretário adjunto de Saúde de Americana, Fábio Joner, e da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana), Lilian Godoi.
O Hospital Municipal é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.